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Advisor(s)
Abstract(s)
A avaliação de desempenho assume centralidade na Psicologia Organizacional, possibilitando o desenvolvimento profissional dos colaboradores (Smither, London & Reilly, 2005) e, consequentemente a eficácia organizacional (Aguinis, 2007). Contudo, quando realizada somente pela chefia, envolve limitações relacionadas com a subjetividade das suas apreciações (Caetano, 2008). Para colmatar tais limitações, torna-se pertinente uma abordagem à Metodologia 360º, pois esta abrange mais do que um avaliador (Brutus & Gorriti, 2005), permitindo controlar eventuais idiossincrasias dos mesmos (Smither et al, 2005).
O presente estudo, qualitativo e exploratório, visa o acesso às percepções de profissionais relativamente à aplicação da Metodologia 360º no Mercado de Trabalho Português. Realizaram-se quatro Focus Group que permitiram concluir a complexidade e relevância da Metodologia 360º, pois esta envolve inúmeros recursos, mas permite a participação activa de todos os actores organizacionais.
Description
Keywords
Metodologia 360º Mercado de trabalho Avaliação de desempenho
Citation
Mourão, R., Ramalho, N., & Miranda, (2013, jun, 22-23). A Metodologia 360º no mercado de trabalho português: Facilitadores e barreiras. Poster apresentado na VIII Simpósio Nacional de Investigação em Psicologia, Universidade de Aveiro, Aveiro, Portugal
Publisher
Associação Portuguesa de Psicologia
Universidade de Aveiro
Universidade de Aveiro