Repository logo
 
Publication

Raciocínio estatístico: um estudo na educação pré-escolar

dc.contributor.advisorRodrigues, Margaridapt_PT
dc.contributor.authorDiogo, Inês Cristina Ribeiros
dc.date.accessioned2018-04-05T15:01:44Z
dc.date.available2018-04-05T15:01:44Z
dc.date.issued2017-10-13
dc.descriptionDissertação apresentada à Escola Superior de Educação de Lisboa para obtenção de grau de mestre em Educação Matemática na Educação Pré-Escolar nos 1º e 2º Ciclos do Ensino Básicopt_PT
dc.description.abstractEste estudo visa compreender como se caracteriza o raciocínio estatístico de crianças de 5 e 6 anos. O estudo apresenta a interpretação do raciocínio estatístico revelado pelas crianças através da análise das suas representações. Começo por discutir teoricamente o conceito de raciocínio estatístico, os princípios inerentes a um ambiente de aprendizagem que favoreça o seu desenvolvimento e o papel das representações, especificando depois as características do trabalho em Organização e Tratamento de Dados na educação pré-escolar. O estudo segue uma abordagem de natureza qualitativa sob um paradigma interpretativo e a recolha de dados realizou-se em 2015 através da observação participante e da análise documental. Os resultados sugerem que a maioria do grupo de crianças reconhece as diferentes formas de representação dos dados, identifica os seus nomes e sabe explicar as diferentes representações. No âmbito de dois pequenos projetos de investigação estatística, as crianças atenderam às suas diferentes fases, mostrando-se capazes de representar e interpretar dados recolhidos por si. Algumas das crianças preocuparam-se em organizar os dados no momento da sua recolha, classificando-os, sendo que uma delas organizou os dados, de modo espontâneo, numa tabela de frequências. As crianças evidenciaram um raciocínio estatístico sobre os dados e sobre a sua representação.pt_PT
dc.description.abstractABSTRACT This study sought to understand and characterize the statistical reasoning of 5 and 6 year old children. The study presents the interpretation of the revealed statistical reasoning revealed by children throughout the analysis of their interpretations. We first start to review and discuss the theoretical concept of statistical reasoning, the principles of the learning environment for promoting children development and the role of representations, as well as the organization and data analysis characteristics. This qualitative study is based on an interpretative approach. The data collection was conducted in 2015 by an participatory observation and document analysis. The results suggest that the majority of the children acknowledge the different types of data representations, identify the names of different types of data and know how to explain the different representations. As for the two small projects of statistical research conducted, children considered the different phases of the research and were able to represent and interpret the collected data. Some children were concerned about organizing and classifying the data during the data collection. One child has autonomously organized the data collected in on table of frequencies. The children evidenced to have a statistical reasoning about the data and data representation.en
dc.description.versionN/Apt_PT
dc.identifier.tid201851857
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.21/8353
dc.language.isoporpt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/pt_PT
dc.subjectRaciocínio estatísticopt_PT
dc.subjectRepresentações estatísticaspt_PT
dc.subjectInvestigação estatísticapt_PT
dc.subjectOrganização e tratamento de dadospt_PT
dc.subjectEducação pré-escolarpt_PT
dc.subjectStatistical reasoningen
dc.subjectStatistical representationsen
dc.subjectStatistical researchen
dc.subjectOrganization and data analysisen
dc.subjectKindergarten schoolen
dc.titleRaciocínio estatístico: um estudo na educação pré-escolarpt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameEducação Matemática na Educação Pré-Escolar e nos 1.º e 2.º C do Ensino Bás

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
InesCristinaRibeirosDiogo_tm.pdf
Size:
41.78 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.71 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: