Repository logo
 
Publication

O universo sonoro dos videojogos

dc.contributor.advisorFélix, Joãopt_PT
dc.contributor.authorRebelo, Ana Clara Teixeira
dc.date.accessioned2023-02-14T16:12:38Z
dc.date.available2023-02-14T16:12:38Z
dc.date.issued2022-12-16
dc.descriptionDissertação de mestrado apresentada à Escola Superior de Comunicação Social como parte dos requisitos para obtenção de grau de mestre em Audiovisual e Multimédia.pt_PT
dc.description.abstractO objetivo principal desta dissertação foi estudar os elementos sonoros dos videojogos e a maneira como o som influencia a imersão de um jogo. Este tema é importante porque a maioria dos estudos sobre videojogos focam-se na narrativa e nos gráficos, e não no ambiente sonoro. Depois da leitura de vários livros e artigos relacionados com videojogos e som, foi feita uma análise, através do método qualitativo, de três jogos: Pokémon Legends: Arceus; Limbo; e Hellblade: Senua’s Sacrifice. Como primeira análise, os videojogos foram jogados e analisados de acordo com o som, onde foram cruzados os conceitos estudados no capítulo do som. A dissertação está dividida em três partes: a primeira parte foca-se nos videojogos, onde está uma introdução sobre os videojogos; a história dos videojogos desde os primeiros até aos mais recentes, cruzando com os conceitos de som; os géneros dos videojogos e as suas definições. A segunda parte foca-se no som, onde está uma pequena introdução sobre o som e a criação do conceito de som passivo; o conceito de som adaptativo; som interativo; e imersão. Por fim, o terceiro capítulo engloba a análise, onde farei a minha análise relativamente ao som dos três jogos escolhidos.pt_PT
dc.description.abstractABSTRACT: The main goal of this dissertation was to study the sound elements of videogames and how sound influences the immersion of a game. This topic is important because most studies on videogames focus on the narrative and graphics, rather than the sound environment. After the reading of several books and articles related to video games and sound, I decided to do a content analysis, through the qualitative method, of three games: Pokémon Legends: Arceus; Limbo; and Hellblade: Senua's Sacrifice. As a first analysis, the video games were played and analyzed according to sound, where the concepts studied in the sound chapter were cross-referenced. The dissertation is divided into three parts: the first part focuses on videogames, where an introducion about videogames is found; the history of video games from the first to the most recent ones, cross-referenced with sound concepts; video game genres and their definitions. The second part focuses on sound, where a brief introduction is given to sound and the creation of the concept of passive sound; the concept of adaptive sound; interactive sound; and immersion. Finally, the third chapter covers analysis, where I will do my analysis regarding the three chosen games.en
dc.description.versionN/Apt_PT
dc.identifier.citationRebelo, A. C.T. (2022). O universo sonoro dos videojogos. [Dissertação de mestrado, Escola Superior de Comunicação Social]. Repositório Científico do Instituto Politécnico de Lisboa. http://hdl.handle.net/10400.21/15589pt_PT
dc.identifier.tid203187873pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.21/15589
dc.language.isoporpt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
dc.publisherInstituto Politécnico de Lisboa, Escola Superior de Comunicação Socialpt_PT
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/pt_PT
dc.subjectVideojogospt_PT
dc.subjectSompt_PT
dc.subjectImersãopt_PT
dc.subjectSom adaptativopt_PT
dc.subjectSom interativopt_PT
dc.subjectLimbopt_PT
dc.subjectHellblade senua’s sacrificeen
dc.subjectPokémon legends arceusen
dc.subjectVideogamesen
dc.subjectSounden
dc.subjectImmersionen
dc.subjectAdaptative sounden
dc.subjectInterative sounden
dc.titleO universo sonoro dos videojogospt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.conferencePlaceLisboa, Escola Superior de Comunicação Socialpt_PT
oaire.citation.titleO universo sonoro dos videojogospt_PT
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameAudiovisual e Multimédiapt_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
Dissertação_O Universo Sonoro dos Videojogos_Ana Rebelo.pdf
Size:
966.87 KB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.71 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: