Repository logo
 
Publication

Uma sala sem conflitos

dc.contributor.advisorRosa, Manuelapt_PT
dc.contributor.authorBaleiras, Ana Patricia Ventura
dc.date.accessioned2022-03-10T11:22:43Z
dc.date.available2022-03-10T11:22:43Z
dc.date.issued2021-12-20
dc.descriptionTrabalho apresentado no âmbito da unidade curricular de Prática Profissional Supervisionada II, do Mestrado em Educação Pré-Escolarpt_PT
dc.description.abstractO relatório, Uma sala “sem” conflitos: Autonomia na resolução de conflitos, que aqui se apresenta evidência uma reflexão sobre a prática profissional supervisionada e desenvolvida no ano letivo 2020/2021 em ambiente de Jardim de Infância. A prática desenvolvida no âmbito do Mestrado em Educação Pré-Escolar, ocorreu entre 9 de novembro de 2020 e 14 de maio de 2021, com um grupo de 19 crianças com idades compreendidas entre os três e os quatro anos. Para além do exposto, o relatório tem também como objetivo a realização de uma investigação sobre a prática, refletindo e fundamentando a temática autonomia na resolução de conflitos. Desta forma, metodologicamente este assume uma abordagem qualitativa. Para a realização do relatório privilegiaram-se como técnicas de recolha de dados a observação direta, o inquérito por entrevista, as conversas informais, a consulta e análise de documentos e as notas de campo/reflexões diárias e semanais. Assim, conciliasse a pesquisa bibliográfica mobilizada com a recolha de dados realizada ao longo da intervenção. O trabalho desenvolvido possibilita compreender as conceções e estratégias da educadora cooperante no que diz respeito aos conflitos; conhecer as conceções das crianças sobre os conflitos; e identificar algumas das estratégias utilizadas pelas crianças para solucionar os conflitos.pt_PT
dc.description.abstractABSTRACT The report “A room without conflicts”: Autonomy in conflict resolution, which is presented here, evidences a reflection on supervised professional practice developed in the 2020/2021 school year in a kindergarten environment. The practice developed under the Master in Pre-School Education, took place between November 9, 2020 and May 14, 2021, with a group of 19 children aged between three and four years. In addition to the above, the report also aims to carry out an investigation into the practice, reflecting and supporting the theme of autonomy in conflict resolution. In this way, methodologically this takes a qualitative approach. The data collection techniques used were direct observation, interview survey, informal conversations, consultation and analysis of documents and field notes/daily and weekly reflections. Thus, to reconcile the bibliographic research mobilized with the data collection carried out during the intervention. The work developed makes it possible to understand the cooperative educator's conceptions and strategies regarding conflicts; know the children's conceptions about conflicts; and identify some of the strategies children use to resolve conflicts.pt_PT
dc.description.versionN/Apt_PT
dc.identifier.citationBaleiras, A. P. V. (2021). Uma sala sem conflitos (Dissertação de mestrado não publicada). Instituto Politécnico de Lisboa, Escola Superior de Educação, Lisboa Disponível em: http://hdl.handle.net/10400.21/14434pt_PT
dc.identifier.tid202930840
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.21/14434
dc.language.isoporpt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/pt_PT
dc.subjectConflitospt_PT
dc.subjectIntegraçãopt_PT
dc.subjectAutonomiapt_PT
dc.subjectCriançaspt_PT
dc.subjectChildrenpt_PT
dc.subjectInteractionpt_PT
dc.subjectConflictspt_PT
dc.subjectAutonomypt_PT
dc.titleUma sala sem conflitospt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameEducação Pré-Escolar

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
Patrícia Baleiras (2019024) .pdf
Size:
5 MB
Format:
Adobe Portable Document Format