Repository logo
 
No Thumbnail Available
Publication

Dispositivos inalatórios: escolha e otimização da terapêutica inalatória – Trixeo Aerosphere

Use this identifier to reference this record.

Advisor(s)

Abstract(s)

Introdução: As doenças respiratórias são das principais causas de morte em Portugal e a administração de fármacos por via inalatória tem otimizado a qualidade de vida e o aperfeiçoamento de dispositivos, juntamente com uma boa técnica inalatória, aumentam a eficácia terapêutica. Surgiu em Portugal um novo MDI com tripla ação farmacológica, o Trixeo Aerosphere, para tratamento da DPOC moderada a grave, apresentando algumas vantagens em relação aos seus equivalentes. Objetivo: apresentar um novo fármaco por via inalatória, o Trixeo Aerosphere, e as suas vantagens relativamente a outros MDIs. Desenvolvimento: O Trixeo Aerosphere é um inalador pressurizado doseável (MDI) e possui uma tecnologia de co-suspensão. É uma opção de tratamento tripla, combinando um β2-agonista de ação prolongada, um anticolinérgico de longa duração e um corticosteroide inalável. Esta combinação, para além da ação anti-inflamatória, promove o relaxamento do músculo liso e a desobstrução das vias aéreas, sendo indicada para o tratamento da DPOC. Este inalador apresenta as suas vantagens e desvantagens em relação a outros dispositivos, no entanto, em relação aos outros MDIs, apresenta algumas particularidades, tais como, a tecnologia de co-suspensão, a combinação de 3 fármacos, o facto de possuir um indicador de doses e de não ser constituído por clorofluorcarbono (CFC), que contribui para o aquecimento global. Assim, contrariamente a outros MDIs, utiliza o norflurano como propelente, uma vez que é um hidrofluoralcano não acarreta tantas complicações ambientais. É o primeiro MDI que possui um indicador de doses e a combinação farmacológica de 3 medicamentos. É aconselhado o uso de uma câmara expansora para aumento da eficácia terapêutica e uma correta técnica inalatória de forma a potencializar os seus benefícios. Foram realizados estudos para averiguar a segurança e eficácia do Trixeo e os mesmos foram conclusivos, revelando melhorias na função respiratória. Atualmente está a ser conduzido o estudo “RECORD” que visa descrever a eficácia real do Trixeo Aerosphere. É um estudo prospetivo, não intervencional, tendo uma população de aproximadamente 500 pacientes com DPOC moderada a grave e está previsto terminar em março de 2024. Conclusão: O Trixeo Aerosphere potência uma melhoria da função respiratória em doentes com DPOC moderada a grave, reduz as exacerbações da doença e tem um bom perfil de segurança. Oferece aos doentes com DPOC mais uma alternativa de tratamento em Portugal, com benefícios não só para o ambiente como também para o próprio doente.

Description

Keywords

Pneumologia Doença pulmonar obstrutiva crónica Trixeo aerosphere Dispositivo inalatório Inalador pressurizado doseável Técnica inalatória

Citation

Cunha M, Silva J, Mourato L, Clérigo A, Dias HB. Dispositivos inalatórios: escolha e otimização da terapêutica inalatória – Trixeo Aerosphere. In: XVI Seminário Temático em Fisiologia Clínica, ESTeSL, 2 de fevereiro de 2023.

Research Projects

Organizational Units

Journal Issue

Publisher