Logo do repositório
 
Miniatura indisponível
Publicação

Literacia visual. Estudos sobre a inquietude das imagens [recensão crítica]

Utilize este identificador para referenciar este registo.
Nome:Descrição:Tamanho:Formato: 
2012_Subtil_F_Media&Jornalismo.pdf873.79 KBAdobe PDF Ver/Abrir

Orientador(es)

Resumo(s)

Literacia Visual. Estudos sobre a Inquietude das Imagens é um livro de Isabel Capeloa Gil, publicado em maio de 2011, na coleçcão Arte & Comunicação das Edições 70, com o patrocínio da Fundação para a Ciência e Tecnologia e do Centro de Estudos de Comunicação e Cultura da Universidade Católica Portuguesa. A autora é, desde 2005, diretora da Faculdade de Ciências Humanas da Universidade Católica de Lisboa, instituição onde realizou estudos de pós-gradução (mestrado e doutoramento) em língua e cultura alemãs. A trajetória de investigação de Isabel Gil tem-se focalizado nas áreas da literatura e cultura alemã, teoria da cultura, culturas visuais e estudos de género. Literacia Visual resulta do interesse que Isabel Gil demonstra pelo poder cultural das imagens na era dos aparelhos tecnológicos e, em particular, como afirma na apresentação do livro, na “procura infinda de uma legibilidade estratégica das imagens” (p. 8).

Descrição

Recensão crítica do livro GIL, I.C. (2011). Literacia Visual. Estudos sobre a Inquietude das Imagens, Lisboa: Edições 70".

Palavras-chave

Literacia visual Imagens Cultura visual

Contexto Educativo

Citação

Subtil, F. (2012). “Recensão a: Gil, Isabel Capeloa (2011), Literacia visual. Estudos sobre a inquietude das imagens", Media & Jornalismo, nº 20: 171-175 (ISSN 1645-5681)

Projetos de investigação

Unidades organizacionais

Fascículo

Editora

Centro de Investigação Media e Jornalismo