dc.contributor.author | Mendes, Ana Bela | |
dc.date.accessioned | 2021-05-26T08:16:13Z | |
dc.date.available | 2021-05-26T08:16:13Z | |
dc.date.issued | 2021 | |
dc.description.abstract | Muitos têm sido os mitos que se geraram em torno do conceito de criatividade, onde se generalizou a ideia de que a criatividade seria algo de transcendente, privilégio a que alguns indivíduos iluminados teriam acesso, o que impediu, durante largo tempo, o seu estudo e aprofundamento científico. A ciência, ao desfazer o halo do divino de que se revestia o conceito, conferiu-lhe uma consistência mais próxima da entidade humana. As propostas da psicologia, através de estudos empíricos, trouxeram-nos a possibilidade de uma melhor compreensão do fenómeno, abrindo caminhos para o conhecimento da sua estrutura, definição, estimulação e reflexão sobre a sua natureza. O estudo da criatividade implicará definir os seus limites, considerar as dimensões definidas para a sua abordagem, concorrendo, deste modo, para um olhar esclarecido sobre este complexo constructo. Guilford (1967) na sua definição da estrutura do intelecto, ao ter desvendado as aptidões cognitivas que integram a criatividade, desvendou, igualmente, que a criatividade não é um bloco uno, monolítico. Foi, pois, a partir deste conhecimento que vários investigadores se dedicaram ao estudo de métodos e técnicas, desenvolvendo um conjunto de procedimentos promotores e facilitadores da estimulação destas aptidões criativas, transversais a todas as áreas do conhecimento. | pt_PT |
dc.description.version | info:eu-repo/semantics/publishedVersion | pt_PT |
dc.identifier.citation | Mendes, A. B. (2021) De que falamos quando falamos de criatividade?. in Falcão, M., Leite, T. & Pereira, T.(Eds.) Educação Artística, 2010-2020. (pp. 21-25) Escola Superior de Educação, Instituto Politécnico de Lisboa. https://doi.org/10.34629/ipl.eselx.cap.livros.121 | pt_PT |
dc.identifier.doi | https://doi.org/10.34629/ipl.eselx.cap.livros.121 | pt_PT |
dc.identifier.isbn | 978-989-8912-15-2 | |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.21/13382 | |
dc.language.iso | por | pt_PT |
dc.peerreviewed | yes | pt_PT |
dc.publisher | Escola Superior de Educação de Lisboa, Instituto Politécnico de Lisboa | pt_PT |
dc.relation.publisherversion | https://www.eselx.ipl.pt/sites/default/files/2021-04/ebook_EA_FINALISSIMO_compressed.pdf | pt_PT |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/ | pt_PT |
dc.subject | Criatividade | pt_PT |
dc.title | De que falamos quando falamos de criatividade? | pt_PT |
dc.type | book part | |
dspace.entity.type | Publication | |
oaire.citation.conferencePlace | Lisboa | pt_PT |
oaire.citation.endPage | 25 | pt_PT |
oaire.citation.startPage | 21 | pt_PT |
oaire.citation.title | Educação Artística, 2010-2020 | pt_PT |
person.familyName | mendes | |
person.givenName | ana bela | |
person.identifier.orcid | 0000-0002-4099-165X | |
rcaap.rights | openAccess | pt_PT |
rcaap.type | bookPart | pt_PT |
relation.isAuthorOfPublication | e01f4e4c-f334-41bd-84a9-e354307d0812 | |
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscovery | e01f4e4c-f334-41bd-84a9-e354307d0812 |
Files
Original bundle
1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
- Name:
- De que falamos quando falamos de criatividadeebook_EA.pdf
- Size:
- 110.8 KB
- Format:
- Adobe Portable Document Format