Repository logo
 
Publication

De que falamos quando falamos de criatividade?

dc.contributor.authorMendes, Ana Bela
dc.date.accessioned2021-05-26T08:16:13Z
dc.date.available2021-05-26T08:16:13Z
dc.date.issued2021
dc.description.abstractMuitos têm sido os mitos que se geraram em torno do conceito de criatividade, onde se generalizou a ideia de que a criatividade seria algo de transcendente, privilégio a que alguns indivíduos iluminados teriam acesso, o que impediu, durante largo tempo, o seu estudo e aprofundamento científico. A ciência, ao desfazer o halo do divino de que se revestia o conceito, conferiu-lhe uma consistência mais próxima da entidade humana. As propostas da psicologia, através de estudos empíricos, trouxeram-nos a possibilidade de uma melhor compreensão do fenómeno, abrindo caminhos para o conhecimento da sua estrutura, definição, estimulação e reflexão sobre a sua natureza. O estudo da criatividade implicará definir os seus limites, considerar as dimensões definidas para a sua abordagem, concorrendo, deste modo, para um olhar esclarecido sobre este complexo constructo. Guilford (1967) na sua definição da estrutura do intelecto, ao ter desvendado as aptidões cognitivas que integram a criatividade, desvendou, igualmente, que a criatividade não é um bloco uno, monolítico. Foi, pois, a partir deste conhecimento que vários investigadores se dedicaram ao estudo de métodos e técnicas, desenvolvendo um conjunto de procedimentos promotores e facilitadores da estimulação destas aptidões criativas, transversais a todas as áreas do conhecimento.pt_PT
dc.description.versioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpt_PT
dc.identifier.citationMendes, A. B. (2021) De que falamos quando falamos de criatividade?. in Falcão, M., Leite, T. & Pereira, T.(Eds.) Educação Artística, 2010-2020. (pp. 21-25) Escola Superior de Educação, Instituto Politécnico de Lisboa. https://doi.org/10.34629/ipl.eselx.cap.livros.121pt_PT
dc.identifier.doihttps://doi.org/10.34629/ipl.eselx.cap.livros.121pt_PT
dc.identifier.isbn978-989-8912-15-2
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.21/13382
dc.language.isoporpt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
dc.publisherEscola Superior de Educação de Lisboa, Instituto Politécnico de Lisboapt_PT
dc.relation.publisherversionhttps://www.eselx.ipl.pt/sites/default/files/2021-04/ebook_EA_FINALISSIMO_compressed.pdfpt_PT
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/pt_PT
dc.subjectCriatividadept_PT
dc.titleDe que falamos quando falamos de criatividade?pt_PT
dc.typebook part
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.conferencePlaceLisboapt_PT
oaire.citation.endPage25pt_PT
oaire.citation.startPage21pt_PT
oaire.citation.titleEducação Artística, 2010-2020pt_PT
person.familyNamemendes
person.givenNameana bela
person.identifier.orcid0000-0002-4099-165X
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typebookPartpt_PT
relation.isAuthorOfPublicatione01f4e4c-f334-41bd-84a9-e354307d0812
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscoverye01f4e4c-f334-41bd-84a9-e354307d0812

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
De que falamos quando falamos de criatividadeebook_EA.pdf
Size:
110.8 KB
Format:
Adobe Portable Document Format