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Adaptação do posto escolar em pacientes com baixa visão
dc.contributor.author | Ramos, Diana | |
dc.contributor.author | Matos, Catarina | |
dc.contributor.author | Fernandes, Nádia | |
dc.contributor.author | Poças, Ilda | |
dc.date.accessioned | 2014-08-27T10:01:29Z | |
dc.date.available | 2014-08-27T10:01:29Z | |
dc.date.issued | 2014-03 | |
dc.description.abstract | A grande maioria das crianças e jovens com baixa visão podem frequentar a escola comum, no entanto impõe-se a necessidade de se proceder a adaptações definidas com base numa rigorosa avaliação do funcionamento visual que permita minimizar as barreiras do meio escolar. 1. Objectivos - Definir estratégias de gestão e organização da escola e sala de aula, descrever normas de acessibilidade gráfica e prescrição de tecnologias de apoio, mais adequadas para adaptação do posto escolar. 2. Metodologia - Identificar procedimentos adequados através de revisão bibliográfica, com análise de artigos e livros, por pesquisa nos bancos de dados da B-on, Koha, Zotero, Pubmed (MEDLINE) e LILACS. 3. Resultados - A adaptação do meio escolar tem como objetivo facilitar a inclusão do aluno com deficiência visual na comunidade escolar, de modo a reduzir os problemas inerentes às suas limitações. Desta forma, a adaptação passa por estratégias de gestão e organização da escola e sala de aula que devem ser utilizadas pelo professor, bem como, pela elaboração de materiais em formato impresso adequados, e prescrição de tecnologias de apoio, com objetivo de promover a participação destes alunos. As estratégias de gestão e organização da escola/sala de aula consistem em alterações ambientais, ergonómicas e espaciais. As tecnologias de apoio podem ser adaptadas ao aluno de acordo com a avaliação funcional do mesmo e posterior treino de utilização. 4. Discussão / Conclusão - O resultado da avaliação funcional deve conduzir a uma prescrição de tecnologias de apoio que ajudarão o aluno a ser mais autónomo e a desempenhar com menor dificuldade atividades diárias e tarefas escolares, minorando as barreiras que se colocam à sua aprendizagem e participação, tornando-os futuramente em elementos activos da sociedade. | por |
dc.identifier.citation | Ramos D, Matos C, Fernandes N, Poças I. Adaptação do posto escolar em pacientes com baixa visão. In XV Congresso Nacional de Ortoptistas, Hotel Tiara Park Atlantic (Porto), 27 a 29 de Março de 2014. | por |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.21/3769 | |
dc.language.iso | por | por |
dc.peerreviewed | yes | por |
dc.subject | Ortóptica | por |
dc.subject | Défice visual | por |
dc.subject | Meio escolar | por |
dc.title | Adaptação do posto escolar em pacientes com baixa visão | por |
dc.type | conference object | |
dspace.entity.type | Publication | |
oaire.citation.conferencePlace | Porto | por |
rcaap.rights | openAccess | por |
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