Repository logo
 
Publication

Contributos da Educação Física curricular na promoção de comportamentos autorregulados em crianças em idade pré-escolar

dc.contributor.advisorRosa, Joãopt_PT
dc.contributor.authorCorreia, Filipa Diana Freitas
dc.date.accessioned2019-06-14T09:06:24Z
dc.date.available2019-06-14T09:06:24Z
dc.date.issued2019-05-09
dc.descriptionRelatório de Estágio apresentado à Escola Superior de Educação de Lisboa para obtenção de grau de mestre em Educação Pré-Escolarpt_PT
dc.description.abstractO presente relatório foi realizado no âmbito da Unidade Curricular (UC) de Prática Profissional Supervisionada [Módulo II – Jardim de Infância] do 2º ano do Mestrado em Educação Pré-Escolar da Escola Superior de Educação de Lisboa. Constitui-se como um trabalho reflexivo sobre a minha prática enquanto educadora estagiária com especial enfoque no período que estive com um grupo de 20 crianças entre os 4 e os 6 anos de idade e equipa educativa num JI público. É apresentada uma caraterização do contexto, as minhas intenções para a ação e a avaliação da prática. Apresenta-se, ainda, a reflexão acerca da construção da minha identidade profissional enquanto futura educadora de infância, evidenciando os valores pedagógicos com os quais me identifico e de que forma a realização da PPS tanto em creche como em JI, bem como a elaboração deste relatório, contribuíram para esta (re)construção. Este trabalho contempla, também, a apresentação da investigação realizada no mesmo contexto, que tem como principal objetivo compreender o contributo que a EF curricular tem na promoção de comportamentos autorregulados nas crianças. Do ponto de vista metodológico, a investigação assumiu uma natureza qualitativa, tendo recorrido ao método de estudo de caso, utilizando um conjunto de diferentes técnicas e instrumentos de recolha de informação. Focámo-nos em notas de campo como forma principal de recolha de eventos de autorregulação pelas crianças. A análise e discussão dos dados evidenciou que o papel de corregulador (Linhares & Martins, 2015) do/a educador/a na promoção da autorregulação da aprendizagem nas crianças é fundamental. Podemos concluir que comportamentos de autorregulação treinados através de atividades motoras em sessões de Educação Física facilitam o desenvolvimento daquelas competências e transferem-se para contextos de ação não treinados.pt_PT
dc.description.abstractABSTRACT This research report displays what was done within the Curricular Unit of Supervised Professional Practice II at Escola Superior de Educação de Lisboa. It is a reflexive report about my training as a trainee pre-school teacher, with a group of 20 pre-school children aged between 4 and 6, making part of specific educational team in a state-run school. This report shows a context characterization, my intentions towards educational intervention and an evaluation of my practice. It also reflects how my professional identity is being built, the foundation of construction of my pedagogic values and how this internship contributed for that. This is a research about how Physical Education may contribute for the development of self-regulatory behaviours by children, is also reported. This is a qualitative case study with a diversity of observation techniques and instruments. We focused on field notes, assessing self-regulatory events, by children. Data analysis revealed that pre-school teacher’s co-regulatory role (Linhares & Martins, 2015) is paramount. We conclude that self-regulatory behaviours trained through Physical Education motor activities facilitated the development of those skills and apply to untrained contexts.pt_PT
dc.description.versionN/Apt_PT
dc.identifier.citationCorreia, F. D. F. (2019). Contributos da Educação Física curricular na promoção de comportamentos autorregulados em crianças em idade pré-escolar (Dissertação de mestrado não publicada). Instituto Politécnico de Lisboa, Escola Superior de Educação, Lisboa Disponível em: http://hdl.handle.net/10400.21/10154pt_PT
dc.identifier.tid202249026
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.21/10154
dc.language.isoporpt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/pt_PT
dc.subjectDesenvolvimento de competênciaspt_PT
dc.subjectEducação físicapt_PT
dc.subjectJardim de infânciapt_PT
dc.subjectPrática profissional supervisionada.pt_PT
dc.subjectAutorregulaçãopt_PT
dc.subjectSelf-regulatorypt_PT
dc.subjectPhysical educationpt_PT
dc.subjectSupervised professional practicept_PT
dc.subjectSkills developmentpt_PT
dc.subjectKindergartenpt_PT
dc.titleContributos da Educação Física curricular na promoção de comportamentos autorregulados em crianças em idade pré-escolarpt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameEducação Pré-Escolar

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
Relatório-de-estágio-Módulo-Jardim-de-infancia-Filipa-Correia-2017124.pdf
Size:
7.12 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.71 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: