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Authors
Advisor(s)
Abstract(s)
O presente relatório foi realizado no âmbito da Unidade Curricular (UC) de
Prática Profissional Supervisionada [Módulo II – Jardim de Infância] do 2º ano do
Mestrado em Educação Pré-Escolar da Escola Superior de Educação de Lisboa.
Constitui-se como um trabalho reflexivo sobre a minha prática enquanto educadora
estagiária com especial enfoque no período que estive com um grupo de 20 crianças
entre os 4 e os 6 anos de idade e equipa educativa num JI público.
É apresentada uma caraterização do contexto, as minhas intenções para a ação e
a avaliação da prática. Apresenta-se, ainda, a reflexão acerca da construção da minha
identidade profissional enquanto futura educadora de infância, evidenciando os valores
pedagógicos com os quais me identifico e de que forma a realização da PPS tanto em
creche como em JI, bem como a elaboração deste relatório, contribuíram para esta
(re)construção. Este trabalho contempla, também, a apresentação da investigação
realizada no mesmo contexto, que tem como principal objetivo compreender o
contributo que a EF curricular tem na promoção de comportamentos autorregulados
nas crianças.
Do ponto de vista metodológico, a investigação assumiu uma natureza
qualitativa, tendo recorrido ao método de estudo de caso, utilizando um conjunto de
diferentes técnicas e instrumentos de recolha de informação. Focámo-nos em notas de
campo como forma principal de recolha de eventos de autorregulação pelas crianças. A
análise e discussão dos dados evidenciou que o papel de corregulador (Linhares &
Martins, 2015) do/a educador/a na promoção da autorregulação da aprendizagem nas
crianças é fundamental.
Podemos concluir que comportamentos de autorregulação treinados através de
atividades motoras em sessões de Educação Física facilitam o desenvolvimento
daquelas competências e transferem-se para contextos de ação não treinados.
ABSTRACT This research report displays what was done within the Curricular Unit of Supervised Professional Practice II at Escola Superior de Educação de Lisboa. It is a reflexive report about my training as a trainee pre-school teacher, with a group of 20 pre-school children aged between 4 and 6, making part of specific educational team in a state-run school. This report shows a context characterization, my intentions towards educational intervention and an evaluation of my practice. It also reflects how my professional identity is being built, the foundation of construction of my pedagogic values and how this internship contributed for that. This is a research about how Physical Education may contribute for the development of self-regulatory behaviours by children, is also reported. This is a qualitative case study with a diversity of observation techniques and instruments. We focused on field notes, assessing self-regulatory events, by children. Data analysis revealed that pre-school teacher’s co-regulatory role (Linhares & Martins, 2015) is paramount. We conclude that self-regulatory behaviours trained through Physical Education motor activities facilitated the development of those skills and apply to untrained contexts.
ABSTRACT This research report displays what was done within the Curricular Unit of Supervised Professional Practice II at Escola Superior de Educação de Lisboa. It is a reflexive report about my training as a trainee pre-school teacher, with a group of 20 pre-school children aged between 4 and 6, making part of specific educational team in a state-run school. This report shows a context characterization, my intentions towards educational intervention and an evaluation of my practice. It also reflects how my professional identity is being built, the foundation of construction of my pedagogic values and how this internship contributed for that. This is a research about how Physical Education may contribute for the development of self-regulatory behaviours by children, is also reported. This is a qualitative case study with a diversity of observation techniques and instruments. We focused on field notes, assessing self-regulatory events, by children. Data analysis revealed that pre-school teacher’s co-regulatory role (Linhares & Martins, 2015) is paramount. We conclude that self-regulatory behaviours trained through Physical Education motor activities facilitated the development of those skills and apply to untrained contexts.
Description
Relatório de Estágio apresentado à Escola Superior de Educação de Lisboa para
obtenção de grau de mestre em Educação Pré-Escolar
Keywords
Desenvolvimento de competências Educação física Jardim de infância Prática profissional supervisionada. Autorregulação Self-regulatory Physical education Supervised professional practice Skills development Kindergarten
Pedagogical Context
Citation
Correia, F. D. F. (2019). Contributos da Educação Física curricular na promoção de comportamentos autorregulados em crianças em idade pré-escolar (Dissertação de mestrado não publicada). Instituto Politécnico de Lisboa, Escola Superior de Educação, Lisboa Disponível em: http://hdl.handle.net/10400.21/10154
