Repository logo
 
Publication

O caderno de leituras como estratégia de promoção da leitura em família

dc.contributor.advisorSilva, Encarnaçãopt_PT
dc.contributor.authorMonteiro, Mariana Condeixa Sarreira
dc.date.accessioned2020-01-17T15:16:46Z
dc.date.available2020-01-17T15:16:46Z
dc.date.issued2019-07-18
dc.descriptionRelatório de Estágio realizado no âmbito da Prática de Ensino Supervisionada II e apresentado à Escola Superior de Educação de Lisboa para obtenção do grau de mestre em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Matemática e Ciências Naturais no 2.º Ciclo do Ensino Básicopt_PT
dc.description.abstractO presente relatório surge no âmbito da Unidade Curricular Prática de Ensino Supervisionada II, inserida no plano de estudos do Mestrado em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Matemática e Ciências Naturais no 2.º Ciclo do Ensino Básico (CEB). Este espelha a investigação desenvolvida com os 26 alunos de uma turma de 2.º ano do 1.º CEB e respetivas famílias. O objeto de estudo foi a utilização do Caderno de Leituras (CL) como estratégia de promoção da leitura em família. Tendo em conta algumas características do grupo e do respetivo contexto, nomeadamente a (atual) ausência de propostas de envolvimento das famílias nos hábitos de leitura, foram definidas duas questões de investigação: i) Qual será o impacto dos cadernos de leituras feitos em família no desenvolvimento de hábitos e práticas de leitura em família?; e, ii) Qual será o impacto dos cadernos de leituras feitos em família no desenvolvimento de hábitos e práticas de leitura autónoma dos alunos?. Nesta investigação-ação, utilizaram-se várias técnicas de recolha de dados, nomeadamente: i) o inquérito por questionário; ii) a observação direta participante; iii) a análise documental; e iv) a entrevista. Os dados recolhidos, por parte dos alunos, dos seus familiares, mas também da professora cooperante, foram analisados quantitativamente e qualitativamente. A implementação dos CL feitos em família, durante um período de 5 semanas, mostrou ter algum impacto nos hábitos e práticas de leitura não só em família, mas também autonomamente. O efeito da implementação dos CL verificou-se em vários aspetos, nomeadamente: gosto e interesse pela leitura, frequência de leitura, requisição de livros na biblioteca escolar e, ainda, desenvolvimento do sentido crítico e do à vontade nas apresentações.pt_PT
dc.description.abstractABSTRACT This report comes within the scope of the curse unit “Supervised Teaching Practice II”, included in the study plan of the Master's Degree in Teaching of the 1st Cycle of Basic Education (CBE) and of Mathematics and Natural Sciences in the 2nd Cycle of Basic Education. This mirrors the research developed with 26 students of a 2nd grade class of 1st CBE and their families. The object of study was the use of the Reading Journal as a strategy to promote family reading. Taking into account some characteristics of the group and its context, namely the (current) lack of proposals for the involvement of families in reading habits, two research questions were defined: i) What will be the impact of reading journals made as a family in the development of family reading habits and practices?; and, ii) What will be the impact of reading journals made as a family in the development of students' reading habits and practices?. In this action research, several techniques of data collection were used, namely: i) the questionnaire survey; ii) direct participant observation; iii) the documentary analysis; and iv) the interview. The data collected, by the students, their relatives, but also the teacher, were analyzed quantitatively and qualitatively. The implementation of family reading journals over a 5-week period has shown to have some impact on reading habits and practices not only in the family, but also autonomously. The effect of the implementation of the reading journals was verified in several aspects, namely: pleasure and interest in reading, reading frequency, requisition of books in the school library and, also, development of the critical sense and of the at will in the presentations.pt_PT
dc.description.versionN/Apt_PT
dc.identifier.citationMonteiro, M. C. S. (2019). O caderno de leituras como estratégia de promoção da leitura em família (Dissertação de mestrado não publicada). Instituto Politécnico de Lisboa, Escola Superior de Educação, Lisboa Disponível em: http://hdl.handle.net/10400.21/11000pt_PT
dc.identifier.issn202335208
dc.identifier.tid202335208
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.21/11000
dc.language.isoporpt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
dc.publisherInstituto Politécnico de Lisboa, Escola Superior de Educação de Lisboapt_PT
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/pt_PT
dc.subjectCaderno de leituraspt_PT
dc.subjectLeitura em famíliapt_PT
dc.subjectEducação literáriapt_PT
dc.subjectReading journalpt_PT
dc.subjectFamily readingpt_PT
dc.subjectLiterary educationpt_PT
dc.titleO caderno de leituras como estratégia de promoção da leitura em famíliapt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameEnsino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Matemática e Ciências Naturais no 2.º Ciclo do Ensino Básico

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
PESII_RF_ Mariana Monteiro_2017163.pdf
Size:
3.38 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.71 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: