Repository logo
 
No Thumbnail Available
Publication

O caderno de leituras como estratégia de promoção da leitura em família

Use this identifier to reference this record.
Name:Description:Size:Format: 
PESII_RF_ Mariana Monteiro_2017163.pdf3.38 MBAdobe PDF Download

Abstract(s)

O presente relatório surge no âmbito da Unidade Curricular Prática de Ensino Supervisionada II, inserida no plano de estudos do Mestrado em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Matemática e Ciências Naturais no 2.º Ciclo do Ensino Básico (CEB). Este espelha a investigação desenvolvida com os 26 alunos de uma turma de 2.º ano do 1.º CEB e respetivas famílias. O objeto de estudo foi a utilização do Caderno de Leituras (CL) como estratégia de promoção da leitura em família. Tendo em conta algumas características do grupo e do respetivo contexto, nomeadamente a (atual) ausência de propostas de envolvimento das famílias nos hábitos de leitura, foram definidas duas questões de investigação: i) Qual será o impacto dos cadernos de leituras feitos em família no desenvolvimento de hábitos e práticas de leitura em família?; e, ii) Qual será o impacto dos cadernos de leituras feitos em família no desenvolvimento de hábitos e práticas de leitura autónoma dos alunos?. Nesta investigação-ação, utilizaram-se várias técnicas de recolha de dados, nomeadamente: i) o inquérito por questionário; ii) a observação direta participante; iii) a análise documental; e iv) a entrevista. Os dados recolhidos, por parte dos alunos, dos seus familiares, mas também da professora cooperante, foram analisados quantitativamente e qualitativamente. A implementação dos CL feitos em família, durante um período de 5 semanas, mostrou ter algum impacto nos hábitos e práticas de leitura não só em família, mas também autonomamente. O efeito da implementação dos CL verificou-se em vários aspetos, nomeadamente: gosto e interesse pela leitura, frequência de leitura, requisição de livros na biblioteca escolar e, ainda, desenvolvimento do sentido crítico e do à vontade nas apresentações.
ABSTRACT This report comes within the scope of the curse unit “Supervised Teaching Practice II”, included in the study plan of the Master's Degree in Teaching of the 1st Cycle of Basic Education (CBE) and of Mathematics and Natural Sciences in the 2nd Cycle of Basic Education. This mirrors the research developed with 26 students of a 2nd grade class of 1st CBE and their families. The object of study was the use of the Reading Journal as a strategy to promote family reading. Taking into account some characteristics of the group and its context, namely the (current) lack of proposals for the involvement of families in reading habits, two research questions were defined: i) What will be the impact of reading journals made as a family in the development of family reading habits and practices?; and, ii) What will be the impact of reading journals made as a family in the development of students' reading habits and practices?. In this action research, several techniques of data collection were used, namely: i) the questionnaire survey; ii) direct participant observation; iii) the documentary analysis; and iv) the interview. The data collected, by the students, their relatives, but also the teacher, were analyzed quantitatively and qualitatively. The implementation of family reading journals over a 5-week period has shown to have some impact on reading habits and practices not only in the family, but also autonomously. The effect of the implementation of the reading journals was verified in several aspects, namely: pleasure and interest in reading, reading frequency, requisition of books in the school library and, also, development of the critical sense and of the at will in the presentations.

Description

Relatório de Estágio realizado no âmbito da Prática de Ensino Supervisionada II e apresentado à Escola Superior de Educação de Lisboa para obtenção do grau de mestre em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Matemática e Ciências Naturais no 2.º Ciclo do Ensino Básico

Keywords

Caderno de leituras Leitura em família Educação literária Reading journal Family reading Literary education

Citation

Monteiro, M. C. S. (2019). O caderno de leituras como estratégia de promoção da leitura em família (Dissertação de mestrado não publicada). Instituto Politécnico de Lisboa, Escola Superior de Educação, Lisboa Disponível em: http://hdl.handle.net/10400.21/11000

Research Projects

Organizational Units

Journal Issue

Publisher

Instituto Politécnico de Lisboa, Escola Superior de Educação de Lisboa

CC License