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Alface: agenda cultural de Lisboa: aplicação mobile agregadora de eventos

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Abstract(s)

Os sectores dos smartphones e respetiva aplicações, comumente designadas por Apps, encontram-se em franco crescimento a nível global, comprovando a sua presença cada vez maior no dia-a-dia dos consumidores. O smartphone tornou-se num dos dispositivos mais eficientes e de certo modo preferidos pela indústria do marketing e do retalho para comunicar com o indivíduo. Neste contexto, este projeto tem como objetivo o desenvolvimento do conceito de uma aplicação móvel de agregação de eventos ocorrentes na grande área de Lisboa, apostando na inovação, na qualidade – atual, correta e fidedigna - da informação veiculada e partilhada e na variedade das ferramentas disponibilizadas ao utilizador. Pretende-se deste modo melhorar o acesso do consumidor a este tipo de informação e simultaneamente dinamizar a Industria de eventos que atualmente é um importante driver do crescimento da economia Portuguesa. É de constatar a múltipla oferta deste tipo de serviço que existe de uma forma muito fragmentada quer no seu propósito de agregação de eventos, cobrindo-os parcialmente ou por tipo de evento e/ou zona geográfica, quer nos meios utilizados ainda que com predomínio dos meios digitais resultando numa insatisfação latente do consumidor em pesquisar e obter de forma eficiente e conforme a sua conveniência informação sobre eventos. Com base em dados primários, em dados secundários recolhidos através de inquérito e numa análise benchmarking desenvolveu-se o projeto Alface – Agenda cultural de Lisboa: Aplicação Mobile agregadora de Eventos, uma App que procura responder ao gap identificado.
ABSTRACT : The smartphones and applications sector, commonly named Apps, are found in great growth around the world, proving it’s presence in the day to day lives of the consumers. The smartphone has become one of the most efficient devices, and in a certain way, the most preferred in the marketing and retail industry to communicate with the individual. Based on these facts, this project has as purpose the development of the concept of a mobile app that aggregates the events that occur in the great area of Lisbon, investing in the innovation, in the quality – current, correct and worthy – of the information conveyed and shared, on the variety of the tools available for the user. It’s intended to improve the consumers access to this type of information and simultaneously boosting the events industry that currently is an important driver of the growth of the Portuguese economy. The multiple offer in this type of service is to note that exists in a most fragmented form than its purpose of events aggregation, partially covered by type of event or/and geographical zone, or in the means used with the predominance of the digital format resulting in a latent dissatisfaction of the consumer in researching and obtaining in an efficient and convenient way information about events. Based on primary data, in secondary data gathered through an inquiry and a benchmarking analyses it was developed the project Alface – Agenda Cultural Lisboa: Mobile application that aggregated events, an App that is concerned in responding to the identified gap.

Description

Trabalho de projeto apresentado à Escola Superior de Comunicação Social como parte dos requisitos para obtenção de grau de mestre em Publicidade e Marketing.

Keywords

Marketing Dispositivos móveis Aplicações móveis Marketing de eventos Benchmarking Lisboa Smartphones Mobile devices Mobile applications Event marketing Portugal

Citation

SANTOS, Tânia Sofia Ferreira dos - Alface: agenda cultural de Lisboa: aplicação mobile agregadora de eventos. Lisboa: Escola Superior de Comunicação Social, 2016. Trabalho de projeto.

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Escola Superior de Comunicação Social