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- Galeria: produção de vídeo e fotografia: de projeto a top mind na mente dos noivosPublication . Teixeira, Filipa Geraldes Monteiro Corregedor; Veríssimo, LuísNo trabalho criado no âmbito do Mestrado em Publicidade de Marketing, pretende-se criar um plano estratégico de marketing que permita alavancar um projeto criado recentemente, a Galeria – Produção de Vídeo e Fotografia, para que se apresente como uma alternativa à cobertura fotográfica e/ou videográfica dos casamentos em Portugal. Através das ferramentas próprias, o objetivo é que a Galeria possa vir a ocupar um lugar top of mind na mente dos casais que se pretendem casar. Pretende-se identificar os segmentos e compreender de que forma a comunicação deve ser otimizada de modo a alcançar os mesmos e a desenvolver a notoriedade da Galeria. Para a realização deste estudo, foi necessário proceder a uma análise do panorama nacional relativamente ao número de casamentos, bem como observar as tendências e a dinâmica do mercado. Foi feita uma análise por questionário a uma amostra de indivíduos de ambos os géneros residentes em Portugal sobre as suas preferências acerca do serviço fotográfico/videográfico a contratar no dia do casamento. Com base no tratamento dos dados recolhidos retiraram-se conclusões quanto às principais qualidades/características procuradas num fotógrafo/videógrafo. Da análise dos dados e do cruzamento das variáveis fizeram-se considerações sobre o que se pretende do fotógrafo e videógrafo para o dia do casamento, quais as qualidades mais suscetíveis de procura e que características devem possuir para que sejam escolhidos.
- Plano de negócio: the Wyre: uma lean startup com um sistema de produção original para o cinema independente europeuPublication . Duarte, Carolina Santos; Montargil, FilipeO cinema independente europeu é associado ao individualismo do autor e a um sistema de produção conservador, pelo desinteresse dos seus profissionais na criação de estratégias para os seus filmes. No entanto, a falta de estratégia tem sido apontada como um dos maiores problemas desta indústria. Este trabalho de projeto visa contribuir para responder a este problema através da criação de um produto inovador – um sistema de produção que aplica princípios de trabalho lean e técnicas de content marketing em todo o processo de produção de um filme. A utilização deste método pelos produtores de cinema, bem como das ferramentas que inclui, pretende, entre outras coisas, reduzir o desperdício e o custo de cada filme, aliviando também outro problema da indústria – a dificuldade de obter financiamento. Em particular, este projeto foca-se na criação de um plano de negócio para uma lean startup, posicionada num novo espaço de mercado, que vende quatro serviços distintos e acessíveis, baseados no produto referido. O trabalho apresenta um retrato do estado desta indústria e procura demonstrar as necessidades de revitalizar o setor. Consolida a ideia de que o lean, que surgiu na indústria automóvel no final do século passado e, em 2009, começou a ser aplicado em startups de tecnologia, pode também ser adequado a outras áreas, inclusive as artes. Relaciona sucintamente a crise económica mundial com a vaga de empreendedorismo que se vive na Europa, com o aumento do número de startups e com a importância crescente do digital e do content marketing. E conecta todos estes pontos com a identificação de um mercado diferenciador: jovens produtores criativos, abertos à mudança e empreendedores natos no uso de social media.
- Alface: agenda cultural de Lisboa: aplicação mobile agregadora de eventosPublication . Santos, Tânia Sofia Ferreira dos; Machado, Ana TeresaOs sectores dos smartphones e respetiva aplicações, comumente designadas por Apps, encontram-se em franco crescimento a nível global, comprovando a sua presença cada vez maior no dia-a-dia dos consumidores. O smartphone tornou-se num dos dispositivos mais eficientes e de certo modo preferidos pela indústria do marketing e do retalho para comunicar com o indivíduo. Neste contexto, este projeto tem como objetivo o desenvolvimento do conceito de uma aplicação móvel de agregação de eventos ocorrentes na grande área de Lisboa, apostando na inovação, na qualidade – atual, correta e fidedigna - da informação veiculada e partilhada e na variedade das ferramentas disponibilizadas ao utilizador. Pretende-se deste modo melhorar o acesso do consumidor a este tipo de informação e simultaneamente dinamizar a Industria de eventos que atualmente é um importante driver do crescimento da economia Portuguesa. É de constatar a múltipla oferta deste tipo de serviço que existe de uma forma muito fragmentada quer no seu propósito de agregação de eventos, cobrindo-os parcialmente ou por tipo de evento e/ou zona geográfica, quer nos meios utilizados ainda que com predomínio dos meios digitais resultando numa insatisfação latente do consumidor em pesquisar e obter de forma eficiente e conforme a sua conveniência informação sobre eventos. Com base em dados primários, em dados secundários recolhidos através de inquérito e numa análise benchmarking desenvolveu-se o projeto Alface – Agenda cultural de Lisboa: Aplicação Mobile agregadora de Eventos, uma App que procura responder ao gap identificado.
- Os meus amigos sentimentosPublication . Santos, Joana Catarina de Almeida Marques Nunes Raminhos da Silveira dos; Antunes, Ana Cristina CoelhoA criança é um ser que busca naturalmente fontes de entretenimento e diversão. A par da crescente influência dos dispositivos móveis nas nossas vidas, é natural que também as crianças mostrem interesse nestes computadores de bolso que se mostram cada vez mais indissociáveis do ser humano. Apesar de existirem categorias de aplicações móveis (apps) destinadas a crianças, a maioria destas são dedicadas a áreas como as línguas, ciências e matemática, ficando penalizadas áreas cruciais para o desenvolvimento da criança em idade pré-escolar como a psicologia, áreas do autoconhecimento e dos sentimentos. Desta lacuna surge a necessidade de criar uma aplicação destinada a crianças dos 4 aos 6 anos, com personagens e cenários com as quais as crianças se possam identificar, estimulando a conversa entre pais/educadores e crianças sobre medos, birras e ciúmes. Através de cenários interativos, a criança irá ajudar os “amigos sentimentos” a ultrapassar os medos do Medo Alfredo, as birras do Quero-Tudo e os ciúmes da Zanga Franga. Foram entrevistadas dez crianças acerca das personagens, cenários e histórias, que responderam com grande entusiasmo ao universo dos “amigos sentimentos”.
- A análise económica de processos como ferramenta de decisão no decurso do seu desenvolvimentoPublication . Conceição, Sandra Maria de Almeida da; Trindade, TeodoroEste trabalho tem como principal objectivo compreender a importância da selecção das ferramentas de estimativa económica nas decisões tomadas durante o desenvolvimento de um processo. São utilizados três métodos de estimativa económica baseados em custos de equipamentos adquiridos, dando-se maior relevância ao Aspen Economic Evaluation (AEE), ferramenta inserida no simulador de processos Aspen HYSYS® (AH). Exploram-se ainda duas fontes teóricas de acesso livre disponíveis em “Chemical Engineering Design – Principles, Practice and Economics of Plant and Process Design” de Gavin Towler e Ray Sinnott, 2ª Edição de 2013, e em http://www.mhhe.com/engcs/chemical/peters/data/, que consiste numa plataforma interactiva baseada nos conteúdos do livro “Plant Design and Economics for Chemical Engineers”, 5ª Edição, escrito por Max S. Peters, Klaus D. Timmerhaus e Ronald E. West, publicado em 2002 pela McGraw Hill. O corpo deste trabalho apresenta vários Estudos de Casos de aplicação de equipamentos cujas estimativas económicas são determinadas com recurso ao AEE, seguindo-se de um capítulo de apresentação e comparação dos resultados obtidospara os mesmos casos através dos métodos empíricos acima mencionados. Estudamse vários exemplos de aplicação de bombas centrífugas, compressores, permutadores de calor de casco e tubos e colunas de destilação, variando -se condições de trabalho e parâmetros de dimensionamento. A execução deste trabalho permitiu conhecer e compreender a dimensão das limitações da aplicação dos métodos empíricos abordados na realização de estimativas de custos de equipamentos, ao nível das condições de trabalho e dos parâmetros de dimensionamento abrangidos. Consequentemente percebeu-se que estas limitações podem conduzir a decisões menos vantajosas, mesmo numa fase preliminar do desenvolvimento de um processo onde as estimativas de ordem de magnitude realizadas toleram erros de até 50%. Aponta-se assim maior benefício na utilização do AEE para este fim, apesar da sua menor simplicidade de utilização.