Repository logo
 
Publication

Conceito de volume

dc.contributor.advisorSerrazina, Maria de Lurdespor
dc.contributor.authorSerra, Susana Cristina Cordeiro
dc.date.accessioned2011-09-19T09:55:53Z
dc.date.available2011-09-19T09:55:53Z
dc.date.issued2010-12
dc.description.abstractEste estudo analisa o modo como se desenvolve a aprendizagem do conceito de volume nos alunos do 6Âș ano de escolaridade, no quadro de uma proposta pedagĂłgica que dĂĄ ĂȘnfase a actividades que apelam Ă  visualização e ao raciocĂ­nio espacial. O seu objectivo principal foi o de compreender as ideias que os alunos do 6.Âș ano tĂȘm sobre volume e perceber como se desenvolvem quando sĂŁo envolvidos numa experiĂȘncia de ensino, tendo por base uma cadeia de tarefas que apelam Ă  visualização e ao raciocĂ­nio espacial. O estudo seguiu uma metodologia de investigação qualitativa baseada em estudos de caso. A proposta pedagĂłgica foi desenvolvida em quatro aulas; trĂȘs de noventa minutos e uma de quarenta e cinco minutos, durante os 2Âș e 3Âș perĂ­odos do ano lectivo de 2009/2010. A recolha de dados envolveu a realização de gravaçÔes ĂĄudio, em ambiente de sala de aula, dos alunos que constituĂ­ram os estudos de caso, registo de observaçÔes do desempenho dos alunos e os documentos produzidos por estes. Os resultados mostram que, ao longo da proposta pedagĂłgica, os alunos adquiriram estratĂ©gias de contagem que lhes permitiram criar estruturas, para compreender a organização dos paralelepĂ­pedos e desenvolver o conceito de volume. iii ABSTRACT This study examines how 6th graders’ students develop the concept of volume in a learning experience context which emphasizes the visualization and spatial reasoning. The main objective of this study is to understand the ideas of 6th grade students about volume and see how they develop them when they are involved in a learning experience, based on a sequence of tasks that call for visualization and spatial reasoning. The study followed a qualitative research methodology based on case studies. The learning experience was developed in four classes, three ninety minutes period and one forty-five minutes, during the 2nd and 3rd terms of the school year 2009/2010. Data collection involved the use of audio recordings in the classroom environment, recording observations of student performance and the documents produced by them. The results showed that, over the learning experience, students acquired counting strategies that allowed them to create structures for understanding the organization of cubes arrays and develop the concept of volume.por
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.21/115
dc.language.isoporpor
dc.titleConceito de volumepor
dc.title.alternativeuma experiĂȘncia no 6Âș ano de escolaridadepor
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspor
rcaap.typemasterThesispor

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
conceito de volume_uma experiencia com alunos do 6Âșano de escolaridade.pdf
Size:
1.33 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.71 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: