Repository logo
 
Publication

A influência dos contextos educativo e familiar no desenvolvimento da linguagem

dc.contributor.advisorLino, Dalilapt_PT
dc.contributor.authorTrigueiro, Rafaela Gamito
dc.date.accessioned2021-02-26T11:47:01Z
dc.date.available2021-02-26T11:47:01Z
dc.date.issued2020-07-02
dc.descriptionRelatório da Prática de Ensino Supervisionada apresentado à Escola Superior de Educação de Lisboa para obtenção de grau de mestre em Educação Pré-Escolarpt_PT
dc.description.abstractO presente relatório decorre do processo interventivo vivenciado a partir da unidade curricular Prática Profissional Supervisionada II (PPSII). O estágio decorreu numa organização Particular de Solidariedade Social localizada na área metropolitana de Lisboa, sendo que o grupo em que foi realizada a intervenção era composto por vinte e quatro crianças, sete do sexo feminino e dezassete do sexo masculino, com idades compreendidas entre os dois e os três anos de idade. Ao longo da intervenção, através da observação constante do grupo de crianças, foi possível identificar uma problemática a investigar, sendo esta: a influência dos contextos educativo e familiar no desenvolvimento da linguagem. Deste modo, foi desenvolvido um estudo de caso, em que o objetivo principal passou por compreender de que forma é que o contexto familiar e o ambiente educativo promovem o desenvolvimento da linguagem. Para além deste, foram também definidos quatro objetivos específicos, sendo eles: (i) avaliar o desenvolvimento da linguagem da criança; (ii) identificar os estímulos oferecidos pelo ambiente educativo relativamente ao desenvolvimento da linguagem; (iii) identificar os estímulos oferecidos pelo ambiente familiar relativamente ao desenvolvimento da linguagem; (iv) identificar estratégias potenciadoras do desenvolvimento da linguagem a serem aplicadas no contexto educativo e familiar. Para a realização do mesmo, foram selecionadas seis crianças e foram utilizadas como técnicas de recolha de dados: a aplicação dos subtestes de avaliação da linguagem oral de definição verbal, nomeação e reflexão morfossintática (Sim-Sim, 2006); o reconto de pequenas frases com recurso a ilustrações; a aplicação da escala Early Childhood Environment Rating Scale-Revised (ECERS-R), no domínio raciocínio e linguagem; e, a aplicação do inquérito às famílias baseado no estudo de Mata e Pacheco (2009). Os resultados do presente estudo demonstram que a presença de estímulos nos diferentes contextos influencia o desenvolvimento da linguagem, na medida em que as crianças que demonstraram possuir um maior domínio expressivo e compreensivo da língua são aquelas em que os contextos são mais ricos em estímulos e vice-versa. Além disto, também o contexto educativo demonstrou assumir um papel de destaque, na medida em que é um pilar-chave no combate às desigualdades no que se refere à qualidade dos estímulos oferecidos pelos contextos familiares.pt_PT
dc.description.abstractABSTRACT The present report follows from the intervention process experienced from the curricular unit - Supervised Professional Practice II. The internship took place in a Particular Social Solidarity organisation located in the metropolitan area of Lisbon. The intervened group was composed of twenty-four children, seven females and seventeen males, with ages between two and three years old. Throughout the intervention, a careful continuous observation was executed, enabling the identification of a topic worth of research, being: the power of educational and familiar contexts in language developments. Hence, a case study was developed with the main goal of trying to understand in which way familiar context and educational environment promote language development. Besides the latter, four more specific goals were designed, namely: (i) evaluate child’s language development; (ii) identify the stimulus provided by the educational environment in relation to the language development; (iii) identify the stimulus provided by the familiar context in relation to the language development; (iv) identify strategies to be applied in the educational and familiar context that can enhance language development. To execute the research, six children were selected, and the following techniques were used to collect data: the application of assessment subtests of oral language of verbal definition, designation and morph syntactic reflection (Sim-Sim, 2006); the retelling of small phrases using illustrations; the application of the Early Childhood Environment Rating Scale - Revised (ECERS-R), in the domain of reasoning and language; and, the application of family’s surveys based on the studies developed by Mata and Pacheco (2009). The results of the present study demonstrate that the presence of stimulus in different contexts influence how language develops; insofar the children that demonstrated to have a higher expressive and comprehensive domain of the language are the ones that have a richer in stimuli context and vice-versa. In addition, the educational context has also shown itself to play a prominent role, as it is a key pillar in the fight against inequalities with regard to the quality of stimuli offered by family contexts.pt_PT
dc.description.versionN/Apt_PT
dc.identifier.citationTrigueiro, R. G. (2019). A influência dos contextos educativo e familiar no desenvolvimento da linguagem (Dissertação de mestrado não publicada). Instituto Politécnico de Lisboa, Escola Superior de Educação, Lisboa Disponível em: http://hdl.handle.net/10400.21/12975pt_PT
dc.identifier.tid202628620
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.21/12975
dc.language.isoporpt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
dc.publisherEscola Superior de Educação de Lisboa, Instituto Politécnico de Lisboapt_PT
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/pt_PT
dc.subjectDesenvolvimento da linguagempt_PT
dc.subjectEstudo de casopt_PT
dc.subjectContexto educativo e familiarpt_PT
dc.subjectLanguage developmentpt_PT
dc.subjectEducation and familiar contextpt_PT
dc.subjectCase studypt_PT
dc.titleA influência dos contextos educativo e familiar no desenvolvimento da linguagempt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameEducação Pré-Escolar

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
Relato´rio da PPSII_Rafaela Trigueiro (2018006).pdf
Size:
3.91 MB
Format:
Adobe Portable Document Format