Publication
Brincar a dois tempos: estilos de comunicação entre Pais e Filhos em jogo livre
dc.contributor.author | Pinto, Filipe | |
dc.contributor.author | Barroso, Isabel | |
dc.contributor.author | Branco, Miguel | |
dc.contributor.author | Fernandes, Isabel | |
dc.contributor.author | Ferreira, Andreia | |
dc.contributor.author | Ladeiras, Ana | |
dc.contributor.author | Sousa, Otília | |
dc.contributor.author | Veloso, Catarina | |
dc.contributor.author | Fuertes, Marina | |
dc.date.accessioned | 2020-06-04T11:40:31Z | |
dc.date.available | 2020-06-04T11:40:31Z | |
dc.date.issued | 2016 | |
dc.description.abstract | A investigação no campo do desenvolvimento infantil, partindo de modelos conceptuais como a teoria da vinculação (Bowlby, 1969) ou modelos e teorias de aprendizagem (e.g., Bandura, 1963), acabou por se orientar em dois vetores: cognitivo e relacional. Carece, ainda, a literatura científica de trabalhos que procurem compreender como estes domínios se suportam e afetam mutuamente. Os trabalhos de António Damásio (2013) indicam que não existem decisões estritamente emocionais ou cognitivas e Crittenden (1995) inclui essas dimensões na no seu modelo de maturação dinâmica da vinculação (do verdadeiro ao falso afeto, da verdadeira à falsa cognição). Neste estudo procurámos, numa atividade orientada para tarefa, analisar os domínios cognitivos (através do jogo) e afetivo e a sua inter-relação assumindo uma perspetiva marcadamente diádica. Procurando, simultaneamente, em cada parceiro os reflexos das intenções comunicativas do outro. A nossa análise identifica condições molares (afetividade e jogo) na interação diádica a partir de indicadores de nível molecular. Neste nível molecular a dimensão relacional agrupa a resposta vocal, facial e as trocas afetivas; o jogo: a reciprocidade, a atividade lúdica e a diretividade. | pt_PT |
dc.description.version | info:eu-repo/semantics/publishedVersion | pt_PT |
dc.identifier.citation | Pinto, F., Barroso, I., Branco, M., Fernandes, I., Ferreira, A., Ladeiras, A., Sousa, O., Veloso, C., Fuertes, (2016) A minha escola fará diferença? influência da qualidade do contexto educativo no desenvolvimento infantil in Fuertes, M., Nunes, C., & Rosa, J. Evidências em Intervenção Precoce. (119-124) CIED - Centro Interdisciplinar de Estudos Educacionais, Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Lisboa. https://doi.org/10.34629/ipl.eselx.cap.livros.069 | pt_PT |
dc.identifier.doi | https://doi.org/10.34629/ipl.eselx.cap.livros.069 | pt_PT |
dc.identifier.isbn | 978-989-95733-8-3 | |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.21/11771 | |
dc.language.iso | por | pt_PT |
dc.peerreviewed | yes | pt_PT |
dc.publisher | CIED - Centro Interdisciplinar de Estudos Educacionais, Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Lisboa | pt_PT |
dc.relation.publisherversion | https://www.eselx.ipl.pt/sites/default/files/media/2016/e-book_mf_2.pdf | pt_PT |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/ | pt_PT |
dc.subject | Brincar | pt_PT |
dc.subject | Estilos de comunicação | pt_PT |
dc.subject | Relação pais-filhos | pt_PT |
dc.title | Brincar a dois tempos: estilos de comunicação entre Pais e Filhos em jogo livre | pt_PT |
dc.type | book part | |
dspace.entity.type | Publication | |
oaire.citation.conferencePlace | Lisboa | pt_PT |
oaire.citation.endPage | 124 | pt_PT |
oaire.citation.startPage | 119 | pt_PT |
oaire.citation.title | Evidências em Intervenção Precoce | pt_PT |
person.familyName | Sousa | |
person.familyName | Fuertes | |
person.givenName | Otília | |
person.givenName | Marina | |
person.identifier | 526876 | |
person.identifier.ciencia-id | E91B-9F4A-47CF | |
person.identifier.ciencia-id | 2416-A724-93B2 | |
person.identifier.orcid | 0000-0001-7755-2418 | |
person.identifier.orcid | 0000-0001-7061-5092 | |
person.identifier.rid | M-6480-2013 | |
person.identifier.scopus-author-id | 16301662000 | |
rcaap.rights | openAccess | pt_PT |
rcaap.type | bookPart | pt_PT |
relation.isAuthorOfPublication | f9f52429-7b5d-4b43-af15-b663dccd29d8 | |
relation.isAuthorOfPublication | fbb8b28c-1228-4391-8dfd-bde2c9e204d8 | |
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscovery | f9f52429-7b5d-4b43-af15-b663dccd29d8 |
Files
Original bundle
1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
- Name:
- Brincar a dois temposEvidências em Intervenção Precoce.pdf
- Size:
- 89.55 KB
- Format:
- Adobe Portable Document Format