Repository logo
 
Publication

Brincar a dois tempos: estilos de comunicação entre Pais e Filhos em jogo livre

dc.contributor.authorPinto, Filipe
dc.contributor.authorBarroso, Isabel
dc.contributor.authorBranco, Miguel
dc.contributor.authorFernandes, Isabel
dc.contributor.authorFerreira, Andreia
dc.contributor.authorLadeiras, Ana
dc.contributor.authorSousa, Otília
dc.contributor.authorVeloso, Catarina
dc.contributor.authorFuertes, Marina
dc.date.accessioned2020-06-04T11:40:31Z
dc.date.available2020-06-04T11:40:31Z
dc.date.issued2016
dc.description.abstractA investigação no campo do desenvolvimento infantil, partindo de modelos conceptuais como a teoria da vinculação (Bowlby, 1969) ou modelos e teorias de aprendizagem (e.g., Bandura, 1963), acabou por se orientar em dois vetores: cognitivo e relacional. Carece, ainda, a literatura científica de trabalhos que procurem compreender como estes domínios se suportam e afetam mutuamente. Os trabalhos de António Damásio (2013) indicam que não existem decisões estritamente emocionais ou cognitivas e Crittenden (1995) inclui essas dimensões na no seu modelo de maturação dinâmica da vinculação (do verdadeiro ao falso afeto, da verdadeira à falsa cognição). Neste estudo procurámos, numa atividade orientada para tarefa, analisar os domínios cognitivos (através do jogo) e afetivo e a sua inter-relação assumindo uma perspetiva marcadamente diádica. Procurando, simultaneamente, em cada parceiro os reflexos das intenções comunicativas do outro. A nossa análise identifica condições molares (afetividade e jogo) na interação diádica a partir de indicadores de nível molecular. Neste nível molecular a dimensão relacional agrupa a resposta vocal, facial e as trocas afetivas; o jogo: a reciprocidade, a atividade lúdica e a diretividade.pt_PT
dc.description.versioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpt_PT
dc.identifier.citationPinto, F., Barroso, I., Branco, M., Fernandes, I., Ferreira, A., Ladeiras, A., Sousa, O., Veloso, C., Fuertes, (2016) A minha escola fará diferença? influência da qualidade do contexto educativo no desenvolvimento infantil in Fuertes, M., Nunes, C., & Rosa, J. Evidências em Intervenção Precoce. (119-124) CIED - Centro Interdisciplinar de Estudos Educacionais, Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Lisboa. https://doi.org/10.34629/ipl.eselx.cap.livros.069pt_PT
dc.identifier.doihttps://doi.org/10.34629/ipl.eselx.cap.livros.069pt_PT
dc.identifier.isbn978-989-95733-8-3
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.21/11771
dc.language.isoporpt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
dc.publisherCIED - Centro Interdisciplinar de Estudos Educacionais, Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Lisboapt_PT
dc.relation.publisherversionhttps://www.eselx.ipl.pt/sites/default/files/media/2016/e-book_mf_2.pdfpt_PT
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/pt_PT
dc.subjectBrincarpt_PT
dc.subjectEstilos de comunicaçãopt_PT
dc.subjectRelação pais-filhospt_PT
dc.titleBrincar a dois tempos: estilos de comunicação entre Pais e Filhos em jogo livrept_PT
dc.typebook part
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.conferencePlaceLisboapt_PT
oaire.citation.endPage124pt_PT
oaire.citation.startPage119pt_PT
oaire.citation.titleEvidências em Intervenção Precocept_PT
person.familyNameSousa
person.familyNameFuertes
person.givenNameOtília
person.givenNameMarina
person.identifier526876
person.identifier.ciencia-idE91B-9F4A-47CF
person.identifier.ciencia-id2416-A724-93B2
person.identifier.orcid0000-0001-7755-2418
person.identifier.orcid0000-0001-7061-5092
person.identifier.ridM-6480-2013
person.identifier.scopus-author-id16301662000
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typebookPartpt_PT
relation.isAuthorOfPublicationf9f52429-7b5d-4b43-af15-b663dccd29d8
relation.isAuthorOfPublicationfbb8b28c-1228-4391-8dfd-bde2c9e204d8
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscoveryf9f52429-7b5d-4b43-af15-b663dccd29d8

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
Brincar a dois temposEvidências em Intervenção Precoce.pdf
Size:
89.55 KB
Format:
Adobe Portable Document Format