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Advisor(s)
Abstract(s)
A investigação no campo do desenvolvimento infantil, partindo de modelos conceptuais como a teoria
da vinculação (Bowlby, 1969) ou modelos e teorias de aprendizagem (e.g., Bandura, 1963), acabou por
se orientar em dois vetores: cognitivo e relacional. Carece, ainda, a literatura científica de trabalhos que procurem compreender como estes domínios se suportam e afetam mutuamente.
Os trabalhos de António Damásio (2013) indicam que não existem decisões estritamente emocionais
ou cognitivas e Crittenden (1995) inclui essas dimensões na no seu modelo de maturação dinâmica
da vinculação (do verdadeiro ao falso afeto, da verdadeira à falsa cognição).
Neste estudo procurámos, numa atividade orientada para tarefa, analisar os domínios cognitivos (através
do jogo) e afetivo e a sua inter-relação assumindo uma perspetiva marcadamente diádica. Procurando,
simultaneamente, em cada parceiro os reflexos das intenções comunicativas do outro. A nossa análise
identifica condições molares (afetividade e jogo) na interação diádica a partir de indicadores de nível
molecular. Neste nível molecular a dimensão relacional agrupa a resposta vocal, facial e as trocas afetivas;
o jogo: a reciprocidade, a atividade lúdica e a diretividade.
Description
Keywords
Brincar Estilos de comunicação Relação pais-filhos
Citation
Pinto, F., Barroso, I., Branco, M., Fernandes, I., Ferreira, A., Ladeiras, A., Sousa, O., Veloso, C., Fuertes, (2016) A minha escola fará diferença? influência da qualidade do contexto educativo no desenvolvimento infantil in Fuertes, M., Nunes, C., & Rosa, J. Evidências em Intervenção Precoce. (119-124) CIED - Centro Interdisciplinar de Estudos Educacionais, Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Lisboa. https://doi.org/10.34629/ipl.eselx.cap.livros.069
Publisher
CIED - Centro Interdisciplinar de Estudos Educacionais, Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Lisboa