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Gestão da comunicação em hotelaria e o seu impacto na reputação das organizações

dc.contributor.advisorJorge, Nuno da Silvapt_PT
dc.contributor.authorSilva, Maria Cerqueira Cerdeira da
dc.date.accessioned2018-02-23T12:11:48Z
dc.date.available2018-02-23T12:11:48Z
dc.date.issued2017-12-04
dc.descriptionDissertação apresentada à Escola Superior de Comunicação Social como parte dos requisitos para obtenção de grau de mestre em Gestão Estratégica das Relações Públicas.pt_PT
dc.description.abstractO presente trabalho procura à luz da disciplina de Relações Públicas analisar o sector hoteleiro em Portugal e a forma como este gere a sua reputação. Pretende-se enquadrar a gestão deste activo na gestão estratégica da comunicação das organizações e ainda demonstrar como é que as Relações Públicas gerindo estrategicamente as relações entre as organizações e os seus públicos podem influenciar a construção da reputação. Apresenta-se uma revisão bibliográfica que constitui a base teórica do trabalho, um enquadramento do sector do turismo e da hotelaria em Portugal e ainda um conjunto de entrevistas que têm como objectivo analisar a gestão da comunicação neste sector. As entrevistas foram interpretadas segundo um método qualitativo de análise com recurso à Qualitative Content Analysis, utilizando um programa específico para a sua codificação e posterior interpretação. Enquanto actividade económica a hotelaria tem vindo a desenvolver-se, mas ainda existe um percurso a percorrer na tentativa de enquadrar a práctica das Relações Públicas neste sector. Tendo em conta os avanços tecnológicos dos social media, hoje em dia, os indivíduos, em particular o consumidor final é empoderado e os conteúdos por si gerados nestas plataformas têm implicações na construção da reputação das organizações neste sector. Por conseguinte, a maior parte dos esforços de comunicação são direccionados a este público.pt_PT
dc.description.abstractABSTRACT: The present work seeks in light of the Public Relations discipline to analyse the hospitality sector in Portugal and how it manages its reputation. The purpose is to demonstrate how the management of this asset should be framed into the strategic communication management of the organizations and to demonstrate how Public Relations strategically managing the relationships between an organization and its publics can build its reputation. This project presents a literature review that is the base of the theoretical field, a framework of tourism and hospitality in Portugal and also a set of interviews that try to analyse the management of communication in this industry. A qualitative method was used to analyse the interviews, using a Qualitative Content Analysis approach, and also a specific program to code and interpret all the material from the interviews. The hospitality has been developing, but there is still a way to go in order to frame the practice of Public Relations in this sector. Nowadays, given the technological advances of social media individuals, in particular the final consumers, are empowered and the content they generate in this platforms have implications in the reputation of this organizations. Therefore, most communication efforts are directed at this audience.en
dc.description.versionN/Apt_PT
dc.identifier.citationSILVA, Maria Cerdeira da - Gestão da comunicação em hotelaria e o seu impacto na reputação das organizações. Lisboa: IPL, Escola Superior de Comunicação Social, 2017. Dissertação de mestrado.pt_PT
dc.identifier.tid201785323
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.21/8112
dc.language.isoporpt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
dc.publisherInstituto Politécnico de Lisboa, Escola Superior de Comunicacão Socialpt_PT
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/pt_PT
dc.subjectRelações públicaspt_PT
dc.subjectGestão da comunicaçãopt_PT
dc.subjectComunicação organizacionalpt_PT
dc.subjectComunicação onlinept_PT
dc.subjectComunicação digitalpt_PT
dc.subjectReputaçãopt_PT
dc.subjectComunicação internapt_PT
dc.subjectHotelariapt_PT
dc.subjectSetor hoteleiropt_PT
dc.subjectTurismopt_PT
dc.subjectSocial mediaen
dc.subjectPublic relationsen
dc.subjectCommunication managementen
dc.subjectOrganizational communicationen
dc.subjectOnline communicationen
dc.subjectDigital communicationen
dc.subjectReputationen
dc.subjectInternal communicationpt_PT
dc.subjectHospitalitypt_PT
dc.subjectHotel industryen
dc.subjectTourismen
dc.titleGestão da comunicação em hotelaria e o seu impacto na reputação das organizaçõespt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.conferencePlaceLisboapt_PT
oaire.citation.titleGestão da comunicação em hotelaria e o seu impacto na reputação das organizaçõespt_PT
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT

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