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Gestão da comunicação em hotelaria e o seu impacto na reputação das organizações

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Abstract(s)

O presente trabalho procura à luz da disciplina de Relações Públicas analisar o sector hoteleiro em Portugal e a forma como este gere a sua reputação. Pretende-se enquadrar a gestão deste activo na gestão estratégica da comunicação das organizações e ainda demonstrar como é que as Relações Públicas gerindo estrategicamente as relações entre as organizações e os seus públicos podem influenciar a construção da reputação. Apresenta-se uma revisão bibliográfica que constitui a base teórica do trabalho, um enquadramento do sector do turismo e da hotelaria em Portugal e ainda um conjunto de entrevistas que têm como objectivo analisar a gestão da comunicação neste sector. As entrevistas foram interpretadas segundo um método qualitativo de análise com recurso à Qualitative Content Analysis, utilizando um programa específico para a sua codificação e posterior interpretação. Enquanto actividade económica a hotelaria tem vindo a desenvolver-se, mas ainda existe um percurso a percorrer na tentativa de enquadrar a práctica das Relações Públicas neste sector. Tendo em conta os avanços tecnológicos dos social media, hoje em dia, os indivíduos, em particular o consumidor final é empoderado e os conteúdos por si gerados nestas plataformas têm implicações na construção da reputação das organizações neste sector. Por conseguinte, a maior parte dos esforços de comunicação são direccionados a este público.
ABSTRACT: The present work seeks in light of the Public Relations discipline to analyse the hospitality sector in Portugal and how it manages its reputation. The purpose is to demonstrate how the management of this asset should be framed into the strategic communication management of the organizations and to demonstrate how Public Relations strategically managing the relationships between an organization and its publics can build its reputation. This project presents a literature review that is the base of the theoretical field, a framework of tourism and hospitality in Portugal and also a set of interviews that try to analyse the management of communication in this industry. A qualitative method was used to analyse the interviews, using a Qualitative Content Analysis approach, and also a specific program to code and interpret all the material from the interviews. The hospitality has been developing, but there is still a way to go in order to frame the practice of Public Relations in this sector. Nowadays, given the technological advances of social media individuals, in particular the final consumers, are empowered and the content they generate in this platforms have implications in the reputation of this organizations. Therefore, most communication efforts are directed at this audience.

Description

Dissertação apresentada à Escola Superior de Comunicação Social como parte dos requisitos para obtenção de grau de mestre em Gestão Estratégica das Relações Públicas.

Keywords

Relações públicas Gestão da comunicação Comunicação organizacional Comunicação online Comunicação digital Reputação Comunicação interna Hotelaria Setor hoteleiro Turismo Social media Public relations Communication management Organizational communication Online communication Digital communication Reputation Internal communication Hospitality Hotel industry Tourism

Citation

SILVA, Maria Cerdeira da - Gestão da comunicação em hotelaria e o seu impacto na reputação das organizações. Lisboa: IPL, Escola Superior de Comunicação Social, 2017. Dissertação de mestrado.

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Publisher

Instituto Politécnico de Lisboa, Escola Superior de Comunicacão Social