Publication
Se não sabe, porque pergunta? : as perguntas dos alunos e a interpretação de problemas
dc.contributor.author | Almeida, Pedro da Cruz | |
dc.date.accessioned | 2012-03-16T10:42:41Z | |
dc.date.available | 2012-03-16T10:42:41Z | |
dc.date.issued | 2011-12 | |
dc.description.abstract | Com este estudo procurou-se investigar como reagiam os alunos de uma turma do 3º ano de escolaridade colocados perante a tarefa de formularem perguntas no sentido de transformarem contextos em problemas. Os contextos fornecidos como estímulo consistiam em situações, apresentadas sob a forma de texto, com informação suficiente para constituírem problemas matemáticos através de uma ou várias perguntas. Os dados das situações envolviam relações multiplicativas. Os alunos foram convidados a responder a perguntas formuladas por si mesmos num ambiente de avaliação. Através de uma metodologia qualitativa procurou-se observar a adequação da pergunta do aluno ao contexto da situação apresentada e, por outro lado, observar a sua compreensão da situação através da relação entre a pergunta formulada e a resposta dada. Dado o ambiente de avaliação em que os alunos se encontravam, a discussão do estudo incide na maior ou menor adequação das perguntas dos alunos ao contexto da situação fornecida ou às suas competências para as resolver. | por |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.21/1302 | |
dc.language.iso | por | por |
dc.subject | Educação matemática | por |
dc.subject | Educação básica | por |
dc.subject | Ensino | por |
dc.subject | Matemática | por |
dc.subject | Formulação de problemas | por |
dc.subject | Resolução de problemas | por |
dc.subject | Mathematical education | por |
dc.subject | Basic education | por |
dc.subject | Mathematical teaching | por |
dc.subject | Problem posing | por |
dc.subject | Problem solving | por |
dc.title | Se não sabe, porque pergunta? : as perguntas dos alunos e a interpretação de problemas | por |
dc.type | master thesis | |
dspace.entity.type | Publication | |
rcaap.rights | openAccess | por |
rcaap.type | masterThesis | por |