Repository logo
 
No Thumbnail Available
Publication

Se não sabe, porque pergunta? : as perguntas dos alunos e a interpretação de problemas

Use this identifier to reference this record.
Name:Description:Size:Format: 
Se não sabe, porque pergunta.pdf1.59 MBAdobe PDF Download

Advisor(s)

Abstract(s)

Com este estudo procurou-se investigar como reagiam os alunos de uma turma do 3º ano de escolaridade colocados perante a tarefa de formularem perguntas no sentido de transformarem contextos em problemas. Os contextos fornecidos como estímulo consistiam em situações, apresentadas sob a forma de texto, com informação suficiente para constituírem problemas matemáticos através de uma ou várias perguntas. Os dados das situações envolviam relações multiplicativas. Os alunos foram convidados a responder a perguntas formuladas por si mesmos num ambiente de avaliação. Através de uma metodologia qualitativa procurou-se observar a adequação da pergunta do aluno ao contexto da situação apresentada e, por outro lado, observar a sua compreensão da situação através da relação entre a pergunta formulada e a resposta dada. Dado o ambiente de avaliação em que os alunos se encontravam, a discussão do estudo incide na maior ou menor adequação das perguntas dos alunos ao contexto da situação fornecida ou às suas competências para as resolver.

Description

Keywords

Educação matemática Educação básica Ensino Matemática Formulação de problemas Resolução de problemas Mathematical education Basic education Mathematical teaching Problem posing Problem solving

Citation

Research Projects

Organizational Units

Journal Issue

Publisher

CC License