Repository logo
 
Publication

Formação para o atendimento de estudantes com altas habilidades ou superdotação: o currículo da Faculdade de Educação da UFF

dc.contributor.authorAlves, Marli de Souza
dc.contributor.authorDelou, Cristina Maria Carvalho
dc.date.accessioned2021-03-18T12:25:06Z
dc.date.available2021-03-18T12:25:06Z
dc.date.issued2021
dc.description.abstractA formação do professor constantemente é questionada e avaliada, em todos os sentidos, desde o Exame Nacional de Cursos (1996-2003) ao atual Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (2004-até a presente data). Nestes exames, Além do desempenho escolar dos alunos que estão ingressando ou concluindo os cursos de graduação, estão sendo avaliados os conteúdos programáticos dos cursos (BRASIL, 2018), então podemos dizer que os professores estão sendo avaliados também. A formação de professores para a Educação Especial vem sendo normatizada desde a LDB (BRASIL, 1996). A prática mostra que a falta de formação de professores tem levado os alunos a exclusão na escola (DELOU, 2001) e esse fato é frequentemente utilizada como um dos principais argumentos para que os educadores não modifiquem tal cenário de exclusão. O público alvo da Educação Especial é diverso: alunos com deficiências, transtorno global do desenvolvimento e alta habilidades ou superdotação (BRASIL, 2013). A diversidade do público- -alvo mostra a complexidade da formação que prevê não só a formação continuada de professores e especialistas para atuarem nas salas de aulas regulares e nas salas de recursos multifuncionais, professores bilíngues, de Braille, gestores educadores e demais profissionais da escola para a educação na perspectiva da educação inclusiva (BRASIL, 2011). Na vanguarda da formação de professores para atuarem na educação especial na perspectiva da educação inclusiva, e especificamente com alunos com altas habilidades ou superdotação, a Faculdade de Educação da UFF foi a única instituição pública de ensino superior que ofereceu disciplina optativa para o curso de Pedagogia e eletiva para as demais licenciaturas. (AMARAL, 2013)pt_PT
dc.description.versioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpt_PT
dc.identifier.citationAlves, M., Delou, C. (2021) Formação para o atendimento de estudantes com altas habilidades ou superdotação: o currículo da Faculdade de Educação da UFF. in Ferreira, N. M. & Nunes, C.(Eds.) Diversidades, educação e inclusão. (pp. 155-161) Escola Superior de Educação, Instituto Politécnico de Lisboa. https://doi.org/10.34629/ipl.eselx.cap.livros.097pt_PT
dc.identifier.doihttps://doi.org/10.34629/ipl.eselx.cap.livros.097pt_PT
dc.identifier.isbn978-989-8912-13-8
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.21/13115
dc.language.isoporpt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
dc.publisherEscola Superior de Educação de Lisboa, Instituto Politécnico de Lisboapt_PT
dc.relation.publisherversionhttps://www.eselx.ipl.pt/sites/default/files/media/2021/e-book_diversidadeseducacao_e_inclusao_3vfc_doi.pdfpt_PT
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/pt_PT
dc.subjectFormação de professorespt_PT
dc.subjectAvaliaçãopt_PT
dc.subjectEducação especialpt_PT
dc.titleFormação para o atendimento de estudantes com altas habilidades ou superdotação: o currículo da Faculdade de Educação da UFFpt_PT
dc.typebook part
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.conferencePlaceLisboapt_PT
oaire.citation.endPage161pt_PT
oaire.citation.startPage155pt_PT
oaire.citation.titleDiversidades, educação e inclusãopt_PT
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typebookPartpt_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
Formação para o atendimento de estudantes com altas habilidades ou superdotaçãoe-book_diversidadeseducacao_e_inclusao_vfc_doi.pdf
Size:
294.73 KB
Format:
Adobe Portable Document Format