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O teatro na educação inclusiva: estudo de caso sobre o desenvolvimento da comunidade verbal e não verbal

dc.contributor.advisorLeite, Teresapt_PT
dc.contributor.advisorFalcão, Miguelpt_PT
dc.contributor.authorFernandes, Maria Margarida Pereira
dc.date.accessioned2019-03-06T10:28:08Z
dc.date.available2019-03-06T10:28:08Z
dc.date.issued2018-06-07
dc.descriptionDissertação apresentada à Escola Superior de Educação de Lisboa para obtenção de grau de mestre em Educação Especialpt_PT
dc.description.abstractNuma perspetiva de Educação Inclusiva, a proposta e o desenvolvimento de atividades teatrais, entendidas como estratégias de trabalho pedagógico, tentam ir ao encontro das necessidades básicas dos jovens, visando a sua autonomia e proporcionando uma melhoria na qualidade de vida dentro dos círculos familiar, escolar e social. Este estudo focou-se no interesse de compreender tanto o contributo do teatro para o desenvolvimento da comunicação verbal e não verbal e para a inclusão de jovens com Necessidades Educativas Especiais (NEE), como o papel do professor/encenador em todo esse processo. Trata-se de um estudo de caso, centrado num grupo de teatro cujos elementos são jovens com NEE. A metodologia incluiu processos e técnicas de recolha de dados, como a entrevista e a observação direta em contexto de atividade teatral, bem como de tratamento de dados, designadamente a análise de conteúdo. Os resultados deste estudo permitem-nos concluir que, neste contexto e durante o período de observação, o teatro, em particular através da teatralização de textos criados a partir de sugestões dos participantes ou de situações por si vivenciadas, contribuiu de forma significativa para o desenvolvimento da sua comunicação verbal e não verbal. De acordo com os resultados obtidos, parece-nos também possível afirmar que o teatro é uma resposta educacional consistente para a inclusão de jovens com NEE e que o professor/encenador tem em todo o processo um papel preponderante, tanto no desenvolvimento da comunicação como na promoção de estratégias de inclusão. Tendo em conta as respostas aos objetivos do estudo, parece possível concluir que o teatro pode constituir não apenas um meio capaz de estabelecer um processo de comunicação, mas também de possibilitar uma conduta mais dinâmica e pró-ativa em termos de inclusão social.pt_PT
dc.description.abstractAbstract From an Inclusive Education perspective, the proposal and development of theatrical activities, known as pedagogical work strategies, seek to meet the basic needs of the young, aiming at their autonomy and providing an improvement in the quality of life within the familiar, school and social. This study focused on the interest of understanding the theatre contribuition to 1) the development of verbal and non-verbal communication and 2) the inclusion of young people with special educational needs (SEN). It also focused on the role of the teacher/ director in this whole process. This is a case study, centered on a theater group whose elements are young with SEN. The methodology included processes and data collection techniques, such as interviewing and direct observation in the context of theatrical activity, as well as data processing, namely content analysis. The results of this study allow us to conclude that, in this context and during the period of observation, theater, in particular through the theatricalisation of texts created from the participants' suggestions or situations experienced by them, contributed significantly to the development of their verbal and non-verbal communication. According to the results obtained, we are also able to affirm that theater is a consistent educational tool for the inclusion of young people with SEN. Furthermore, the teacher / director plays a predominant role throughout the process, both in the development of communication and in promotion of inclusion strategies. Taking into account the answers to the objectives of the study, it seems possible to conclude that theater can not only be a channel capable of establishing a communication process, but also of enabling a more proactive and dynamic behaviour in terms of social inclusion.pt_PT
dc.description.versionN/Apt_PT
dc.identifier.citationFernandes, M. M. P. (2018). O teatro na educação inclusiva: estudo de caso sobre o desenvolvimento da comunidade verbal e não verbal (Dissertação de mestrado não publicada). Instituto Politécnico de Lisboa, Escola Superior de Educação, Lisboa Disponível em: http://hdl.handle.net/10400.21/9638pt_PT
dc.identifier.tid202054861
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.21/9638
dc.language.isoporpt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/pt_PT
dc.subjectTeatropt_PT
dc.subjectComunicação verbal e não verbalpt_PT
dc.subjectInclusãopt_PT
dc.subjectProfessorpt_PT
dc.subjectEncenadorpt_PT
dc.subjectTheaterpt_PT
dc.subjectVerbal and non verbal communicationpt_PT
dc.subjectInclusionpt_PT
dc.subjectTeacherpt_PT
dc.subjectDirectorpt_PT
dc.titleO teatro na educação inclusiva: estudo de caso sobre o desenvolvimento da comunidade verbal e não verbalpt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameEducação Especial

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