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- Síntese e caracterização de nanopartículas magnéticas para aplicação em BiomedicinaPublication . Teixeira, Daniela José dos Santos; Alegria, Elisabete C. B. A.; Fantoni, Alessandro; Fernandes, MiguelNa ultima década verifica-se um crescente interesse da comunidade cientifica relativamente ao ramo da nanociência, nomeadamente a possibilidade de controle sobre os componentes estruturais de dispositivos em escalas de tamanho bem inferiores às convencionais, bem como as intrigantes mudanças das propriedades físicas de determinados sólidos quando as suas dimensões se reduzem à escala nanométrica. O devido controle sobre a morfologia das partículas na escala nano, compreendida na faixa de 1 a 100 nm, é um tópico bastante intrigante devido aos efeitos impressionantes que pequenas modificações nos tamanhos e nas formas das nanopartículas podem provocar nas propriedades de determinado composto. Parte do fascínio sobre este assunto prende-se com as nanopartículas metálicas devido às inúmeras possibilidades que apresentam em diversas aplicações, tais como construção de biossensores, microeletrónica e catálise, entre outras. Esta versatilidade de aplicações, deve-se às suas intrínsecas propriedades óticas, magnéticas e catalíticas. De particular interesse são as propriedades óticas, uma vez que a diversidade de cores observada nestes materiais está relacionada com as oscilações dos eletrões de condução, em ressonância com a luz incidente, denominada ressonância de plasmão de superfície. Do mesmo modo, as propriedades magnéticas que as nanopartículas metálicas possuem permitem a sua interação com a radiação eletromagnética, realçando o facto de que este fenómeno de ressonância de plasmão de superfície não ocorre em qualquer nanopartícula, uma vez que há necessidade da existência de eletrões livres de condução na sua superfície. Exemplo deste tipo de nano partículas são as nanopartículas de ouro. Desenvolvendo um pouco este tema, surge este estudo no âmbito de um projeto entre duas equipas de pesquisa, pertencentes ao Departamento de Eletrónica, Telecomunicações e Computadores (ADEETC) e Departamento de Química (ADEQ) do Instituto Superior de Engenharia (ISEL), onde o objetivo final se prende com o desenvolvimento e realização de um biossensor ótico, com base nas propriedades óticas das nanopartículas metáicas, nomeadamente a ressonância de plasmão localizada de superfície, com uma matriz de incorporação de silício amorfo. Uma vez que a forma e o tamanho das nanopartículas determinam a assinatura espetral da sua ressonância plasmónica localizada (LSPR), a capacidade de alterar estes dois parâmetros e estudar o efeito LSPR é um importante desafio experimental. Este projeto resume-se a três fases fundamentais: 1- Produção e caraterização de nanopartículas; 2- Simulação computacional de LSPR induzida por nanopartículas; 3- Integração das nanopartículas numa matriz de material semicondutor (a-SI:H). O presente trabalho incide maioritariamente na fase de nanofabricação e caraterização das nanopartículas sintetizadas. Como a forma e tamanho de uma nanopartícula determinam a assinatura espectral da sua ressonância plasmónica, a capacidade de controlar estes dois parâmetros e verificar o efeito LSPR é um grande desafio experimental. A síntese das nanopartículas de Fe3O4 foi executada por métodos de precipitação. A síntese de nanopartículas de ouro foi realizada em 3 etapas fundamentais: síntese de sementes de ouro; crescimento e modelagem das nanopartículas de ouro e purificação das nanoparticulas de ouro. Os metais de interesse para a composição das nanopartículas são alumina e ouro. Uma vez que a alumina não é magnética, efetuaram-se misturas de nanopartículas Al2O3 com nano partículas de Fe3O4 recorrendo ao método de síntese de ball milling. A caraterização das nanopartículas produzidas foi realizada por medição de suscetibilidade magnética, microscopia eletrónica de transmissão (TEM) e microscopia eletrónica de varrimento (SEM) e por espectroscopia de UV-Vis UV-Vis. A determinação das propriedades óticas das nanoparticulas produzidas fez-se através de medições de transmissão de luz e verificação de existência de ressonância plasmónica, através de espectroscopia de UV-Vis. A suscetibilidade magnética das nanopartículas foi medida segundo o método de Gouy, usando uma Balança apropriada. As formas, tamanhos e distribuição das nanoparticulas de ouro foram verificadas através de estudos de microscopia eletrónica de transmissão (TEM) e microscopia eletrónica de varrimento (SEM). Foram visualizadas maioritariamente partículas esféricas e triangulares, mas também algumas formas hexagonais e pequenos poliedros. Este trabalho contribuiu para a publicação de 3 artigos científicos em revistas internacionais especializadas e 2 apresentações em painel em conferências internacionais-
- A inclusão de crianças com necessidades educativas especiais em São Tomé e Príncipe – conceções e práticas de educadores e professoresPublication . Alegre, Maria Izaura Costa; Madureira, IsabelCom este estudo pretende-se conhecer as perceções e as práticas de educadores e professores sobre a inclusão de crianças com necessidades educativas especiais (NEE) na escola, no contexto da República Democrática de São Tomé e Príncipe (STP). O objetivo geral do trabalho é duplo. Por um lado, pretende-se conhecer a perceção dos docentes sobre a inclusão de crianças com NEE no ensino regular, por outro, interessa-nos conhecer as práticas que estes desenvolvem na sala de aula e as necessidades de formação sobre a problemática da inclusão escolar. A abordagem metodológica assentou na investigação qualitativa que envolveu a realização de processos de observação direta e indireta; com efeito, realizaram-se dez entrevistas e quatro observações de aulas de dois Professores do 1º Ciclo do Ensino Básico e de duas Educadoras de Infância de estabelecimentos escolares selecionados na ilha de São Tomé e Príncipe. Este trabalho permitiu identificar o nível de conhecimento que estes educadores e professores do ensino regular têm sobre a legislação em vigor e conhecer as atitudes e conceções positivas que revelam face à inclusão de alunos com NEE nas salas de aula. Estas conceções vão ao encontro da legislação publicada em STP relativamente à organização da educação especial, em particular o artigo 18º da Lei de Bases do Sistema Educativo. Outra constatação fundamental refere-se aos meios e recursos disponíveis face às necessidades de formação. Por um lado, o contexto educativo estudado nem sempre dispunha de recursos humanos e materiais necessários para responder às necessidades dos alunos com NEE. Por outro, nas observações foi possível constatar a existência de um elevado número de alunos, quer nas turmas de Educação Pré-escolar, quer nas de 1º Ciclo do Ensino Básico. A falta de formação inicial e contínua no âmbito da educação inclusiva foi também referida pelos participantes, sendo evidente a urgência de responder a esta necessidade. Se efetivamente se pretende construir uma educação inclusiva, a análise das condições estruturais da escola e das salas de aula deverá constituir objeto de reflexão e de mudança por parte das entidades competentes, no sentido de ser possível reduzir o número de alunos por turma, disponibilizando assim salas de aula mais acolhedoras. Além disso, os resultados sugerem a necessidade urgente de atualizar os programas, os métodos e meios de ensino, explorando as potencialidades didáticas das novas tecnologias da informação. Por fim, e não menos importante, considera-se que a formação em Necessidades Educativas Especiais e Educação Inclusiva é de especial relevância para todos os que trabalham com crianças e jovens em contextos de educação, dado que o conhecimento dos vários tipos de Necessidades Educativas Especiais e das suas problemáticas auxiliam o professor e os técnicos a compreenderem melhor estas crianças e a desenvolver metodologias de ensino inclusivas.
- O teatro na educação inclusiva: estudo de caso sobre o desenvolvimento da comunidade verbal e não verbalPublication . Fernandes, Maria Margarida Pereira; Leite, Teresa; Falcão, MiguelNuma perspetiva de Educação Inclusiva, a proposta e o desenvolvimento de atividades teatrais, entendidas como estratégias de trabalho pedagógico, tentam ir ao encontro das necessidades básicas dos jovens, visando a sua autonomia e proporcionando uma melhoria na qualidade de vida dentro dos círculos familiar, escolar e social. Este estudo focou-se no interesse de compreender tanto o contributo do teatro para o desenvolvimento da comunicação verbal e não verbal e para a inclusão de jovens com Necessidades Educativas Especiais (NEE), como o papel do professor/encenador em todo esse processo. Trata-se de um estudo de caso, centrado num grupo de teatro cujos elementos são jovens com NEE. A metodologia incluiu processos e técnicas de recolha de dados, como a entrevista e a observação direta em contexto de atividade teatral, bem como de tratamento de dados, designadamente a análise de conteúdo. Os resultados deste estudo permitem-nos concluir que, neste contexto e durante o período de observação, o teatro, em particular através da teatralização de textos criados a partir de sugestões dos participantes ou de situações por si vivenciadas, contribuiu de forma significativa para o desenvolvimento da sua comunicação verbal e não verbal. De acordo com os resultados obtidos, parece-nos também possível afirmar que o teatro é uma resposta educacional consistente para a inclusão de jovens com NEE e que o professor/encenador tem em todo o processo um papel preponderante, tanto no desenvolvimento da comunicação como na promoção de estratégias de inclusão. Tendo em conta as respostas aos objetivos do estudo, parece possível concluir que o teatro pode constituir não apenas um meio capaz de estabelecer um processo de comunicação, mas também de possibilitar uma conduta mais dinâmica e pró-ativa em termos de inclusão social.
- Fault diagnosis system via internet applied to a gantry robot — A proposal for industry 4.0Publication . Gonçalves Cavaco Mendes, Mário José; Neto, Íris M. M. S.; Calado, João Manuel FerreiraCurrently, due to the global competitiveness and the need for cost reduction, companies are more and more interested in increasing the availability of their production systems. Moreover, Internet is becoming indispensable for the distribution of information throughout the world, becoming critical to implement distance supervision systems which detect and diagnose faults. Thus, the concepts of Industrial Internet of Things and Industry 4.0 arise, where from a large amount of available information decisions can be quickly taken, preventing the occurrence of faults and failures. For this reason, the system proposed in this paper is an Internet based fault diagnosis system (FDSvI), it has applicability in a wide range of industrial processes and it has been applied and tested on a gantry robot. This system was developed using software like the graphical programming software LabVIEW ® using the Datalogging and Supervisory Control LabVIEW module and the OPC Servers for the communication between Siemens ® S7-1214C programmable controllers and the fault diagnosis system (FDS).