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Advisor(s)
Abstract(s)
Portugal, com um baixo nível de qualificação profissional e escolar entre a população
adulta, além de taxas elevadas de abandono escolar precoce, tem de responder aos desafios
da sociedade do conhecimento de forma urgente e prioritária. Neste contexto, em Portugal
surgem os cursos Educação e Formação de Adultos, incorporada na Iniciativa Novas
Oportunidades e no sentido de melhor dar resposta aos interesses e carências da população
adulta, em 2006, é introduzido o alargamento desta oferta às Escolas e Agrupamentos de
Escolas,
Neste estudo, é nossa preocupação perceber, captar as lógicas de ação da organização
escolar, relativo à implementação dos cursos EFA na escola pública; identificar e analisar
as dinâmicas e os impactos organizacionais procurando compreender os modos de agir e
pensar dos principais atores envolvidos nos cursos, bem como, o papel que a liderança
desempenha nas diferentes fases do processo. Pretendemos conhecer também o
envolvimento e a responsabilização de toda a comunidade escolar nos processos de decisão
e de monitorização, focando o trabalho colaborativo entre os professores.
Para consolidar a análise o corpus teórico envolveu as temáticas: a educação de adultos
e enquadramento legal das políticas de educação nacionais, o abandono escolar e a
qualificação escolar nacional. Em termos metodológicos, optou-se por um estudo de caso,
de natureza qualitativa, com características exploratórias e descritivas, utilizando a técnica
de análise de conteúdo.
Os resultados resultantes deste estudo permitiram-nos concluir que a escola analisada
surge vocacionada para desenvolver estas novas modalidades formativas pois, possui um
corpo docente com uma vasta experiência e competência técnica; condições físicas, quer
ao nível dos espaços quer dos equipamentos disponíveis na Escola. Também confirmou
que esta escola, num processo que poderá ser similar a outras instituições, revelou a
capacidade de dar resposta à procura massiva de formação, não só através da
reorganização interna, como também da rentabilização da participação da autarquia e de
um número consistente de empresas parceiras, com vista a responder às medidas de
política educativa da educação de adultos. - ABSTRACT
Portugal, having low professional qualification and educational degrees amongst
their adult population along with high early dropout rates, needs to respond to the
knowledge-society challenges in an urgent way. In this context is introduced in Portugal
the New Opportunities Initiative with the Education and Training for Adults courses,
which is extended in 2006 to Public schools in order to increase the learning possibilities
for these targeted adults.
In this study, we tried to understand the logics of action in the school organization
when dealing with the implementation of the Education and Training for Adults courses.
Thus, we need to identify and analyse the organizational dynamics and impacts and try to
understand the ways of acting and thinking of the main actors that participate in these
courses, and also the role of leadership in the different phases of the whole process. We
studied the involvement and accountability of the whole school community in decisionmaking
and monitoring, focusing on the collaborative work among teachers.
To consolidate the analysis, the theoretical body included the following subjects:
adult education and legal framework of national education policies, dropout tendencies and
national school qualification. In terms of methodology we opted for a case study of
qualitative nature, with descriptive and exploratory characteristics, using the technique of
content analysis.
The conclusions of this work showed us that the school in this case study appears
aimed to develop and implement these new training arrangements, having the following
factors to contribute to this capacity: teachers with extensive experience and technical
expertise; physical conditions, both in terms of space and equipment available in the
school. This study also confirmed that the school revealed the capacity to answer to the
high levels of demand for training, not only through internal reorganization, but also
through the maximization of local authority participation and partnership with a consistent
number of companies, in order to meet the policy measures of adult education.
Description
Dissertação apresentada à Escola Superior de Educação de Lisboa para obtenção de grau de mestre em Ciências da Educação Especialização em Administração Escolar
Keywords
Educação de adultos Cursos de educação Formação de adultos Iniciativa novas oportunidades Adult education Education and training Adults courses New opportunities initiative