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O perito externo nos modos de regulação do programa TEIP2: regulado, regulador e recurso de regulação
dc.contributor.author | Gama, Ana | |
dc.date.accessioned | 2020-03-19T14:15:32Z | |
dc.date.available | 2020-03-19T14:15:32Z | |
dc.date.issued | 2018 | |
dc.description.abstract | O Estado no sentido de assegurar o seu papel na definição, pilotagem e execução das políticas tem alterado os seus modos de intervenção governativa, uma vez que tem de partilhar este papel com outros atores e entidades que se situam em diferentes níveis e domínios de ação. É perante estes desafios que tem sido evidenciado, pelos trabalhos desenvolvidos no campo da análise das políticas públicas, a crescente utilização de instrumentos de regulação baseados no conhecimento, sendo o recurso aos peritos e ao conhecimento pericial exemplo disso. Esta comunicação, que integra um estudo mais amplo, visa apresentar os modos de regulação criados no programa Territórios Educativos de Intervenção Prioritária de “segunda geração” (TEIP2) e discutir os vários papéis “atribuídos” ao perito externo nos processos de regulação do programa. Os dados que se apresentam são provenientes de uma pesquisa descritiva e interpretativa e recolhidos através de entrevistas semiestruturadas realizadas a 12 peritos externos e de análise documental 20 a um conjunto diversificado de documentos (legislação, Contrato Prestação de Serviços, etc.). Os resultados apontam que os modos de regulação implementados no programa TEIP2 integram mecanismos burocráticos (atos, regras e procedimentos) e pós-burocráticos (procedimentos de avaliação, “partilha de práticas”, contratualização, ações de formação, a criação de um ator para acompanhar o programa – perito externo, etc.) Também é evidente que a ação do perito externo vai assumindo várias “formas” nos processos de regulação, mormente: regulado, regulador e recurso de regulação. | pt_PT |
dc.description.version | info:eu-repo/semantics/publishedVersion | pt_PT |
dc.identifier.citation | Gama, A. (2018). O perito externo nos modos de regulação do programa TEIP2: regulado, regulador e recurso de regulação. In A.Neto-Mendes, J.A. Costa, M. Gonçalves, & D. Fonseca (Orgs.), Livro de Atas Rede escolar – (re) configurações, tensões e desafios, VIII Simpósio de Organização e Gestão Escolar (pp. 101-125). Universidade de Aveiro Editora. ISBN: 978-972-789-577-9. | pt_PT |
dc.identifier.isbn | 978-972-789-577-9 | |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.21/11276 | |
dc.language.iso | por | pt_PT |
dc.peerreviewed | no | pt_PT |
dc.subject | Políticas públicas | pt_PT |
dc.subject | Territórios Educativos de Intervenção Prioritária | pt_PT |
dc.subject | UID/CED/00194/2013 | pt_PT |
dc.title | O perito externo nos modos de regulação do programa TEIP2: regulado, regulador e recurso de regulação | pt_PT |
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oaire.citation.title | VIII Simpósio de Organização e Gestão Escolar | pt_PT |
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person.familyName | Gama | |
person.givenName | Ana | |
person.identifier.ciencia-id | BD1E-42A5-6338 | |
person.identifier.orcid | 0000-0002-0647-9820 | |
project.funder.identifier | http://doi.org/10.13039/501100001871 | |
project.funder.name | Fundação para a Ciência e a Tecnologia | |
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rcaap.type | conferenceObject | pt_PT |
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