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Atitudes dos estudantes de ensino superior quanto à sua relação com o médico
dc.contributor.author | Grilo, Ana Monteiro | |
dc.contributor.author | Noronha, Alexandra | |
dc.contributor.author | Rosário, Inês | |
dc.date.accessioned | 2017-01-19T15:30:41Z | |
dc.date.available | 2017-01-19T15:30:41Z | |
dc.date.issued | 2016 | |
dc.description.abstract | A centração no paciente pode ser definida como: “os cuidados que respeitam e são responsivos às necessidades, desejos e preferências do paciente e asseguram que todas as decisões são guiadas pelos valores do paciente”. Segundo o modelo de Mead e Bower (2000), o conceito de centração no paciente inclui cinco dimensões: (1) adopção do modelo biopsicossocial, em oposição ao modelo biomédico; (2) compreensão do paciente enquanto indivíduo único com os seus direitos, e não como um simples corpo com uma doença; (3) partilha de poder e de responsabilidade entre profissional de saúde e paciente; (4) construção de uma aliança terapêutica e (5) compreensão do cuidador enquanto pessoa, e não apenas como um técnico provido de competências específicas. A investigação tem vindo a colocar em evidência as vantagens do modelo de centração no paciente sendo de destacar a maior eficiência do cuidado, que por sua vez reduz a negligência, o número de reclamações e os custos para o sistema de saúde e para o paciente, e o aumento da satisfação do paciente relativamente ao médico. Este aumento de satisfação resulta numa maior adesão ao tratamento pelo paciente e, consequentemente, a obtenção de melhores respostas à terapêutica. Considerando estas vantagens tem sido reconhecida a pertinência da aplicação deste modelo na prática médica, bem como a necessidade de avaliar as atitudes dos estudantes de saúde, profissionais de saúde e pacientes face ao cuidado centrado no paciente. O presente estudo teve como objetivo avaliar as atitudes e preferências dos estudantes do ensino superior quanto à sua interação com o médico. | pt_PT |
dc.description.version | info:eu-repo/semantics/publishedVersion | pt_PT |
dc.identifier.citation | Grilo AM, Noronha A, Rosário I. Atitudes dos estudantes de ensino superior quanto à sua relação com o médico. In: Leal I, Godinho C, Marques S, Vitória P, Pais-Ribeiro JL. editors. Atas do 11º Congresso Nacional de Psicologia da Saúde. Lisboa: Sociedade Portuguesa de Psicologia da Saúde; 2016. p. 3-9. | pt_PT |
dc.identifier.isbn | 9789899885530 | |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.21/6756 | |
dc.language.iso | por | pt_PT |
dc.peerreviewed | yes | pt_PT |
dc.publisher | Sociedade Portuguesa de Psicologia da Saúde | pt_PT |
dc.relation.publisherversion | http://11cnps.iscte-iul.pt/sites/default/files/docs/livro_atas.pdf | pt_PT |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/ | pt_PT |
dc.subject | Relação médico-doente | pt_PT |
dc.subject | Atitude | pt_PT |
dc.subject | Comunicação em saúde | pt_PT |
dc.subject | Ensino superior | pt_PT |
dc.title | Atitudes dos estudantes de ensino superior quanto à sua relação com o médico | pt_PT |
dc.type | journal article | |
dspace.entity.type | Publication | |
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