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Atitudes dos estudantes de ensino superior quanto à sua relação com o médico

dc.contributor.authorGrilo, Ana Monteiro
dc.contributor.authorNoronha, Alexandra
dc.contributor.authorRosário, Inês
dc.date.accessioned2017-01-19T15:30:41Z
dc.date.available2017-01-19T15:30:41Z
dc.date.issued2016
dc.description.abstractA centração no paciente pode ser definida como: “os cuidados que respeitam e são responsivos às necessidades, desejos e preferências do paciente e asseguram que todas as decisões são guiadas pelos valores do paciente”. Segundo o modelo de Mead e Bower (2000), o conceito de centração no paciente inclui cinco dimensões: (1) adopção do modelo biopsicossocial, em oposição ao modelo biomédico; (2) compreensão do paciente enquanto indivíduo único com os seus direitos, e não como um simples corpo com uma doença; (3) partilha de poder e de responsabilidade entre profissional de saúde e paciente; (4) construção de uma aliança terapêutica e (5) compreensão do cuidador enquanto pessoa, e não apenas como um técnico provido de competências específicas. A investigação tem vindo a colocar em evidência as vantagens do modelo de centração no paciente sendo de destacar a maior eficiência do cuidado, que por sua vez reduz a negligência, o número de reclamações e os custos para o sistema de saúde e para o paciente, e o aumento da satisfação do paciente relativamente ao médico. Este aumento de satisfação resulta numa maior adesão ao tratamento pelo paciente e, consequentemente, a obtenção de melhores respostas à terapêutica. Considerando estas vantagens tem sido reconhecida a pertinência da aplicação deste modelo na prática médica, bem como a necessidade de avaliar as atitudes dos estudantes de saúde, profissionais de saúde e pacientes face ao cuidado centrado no paciente. O presente estudo teve como objetivo avaliar as atitudes e preferências dos estudantes do ensino superior quanto à sua interação com o médico.pt_PT
dc.description.versioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpt_PT
dc.identifier.citationGrilo AM, Noronha A, Rosário I. Atitudes dos estudantes de ensino superior quanto à sua relação com o médico. In: Leal I, Godinho C, Marques S, Vitória P, Pais-Ribeiro JL. editors. Atas do 11º Congresso Nacional de Psicologia da Saúde. Lisboa: Sociedade Portuguesa de Psicologia da Saúde; 2016. p. 3-9.pt_PT
dc.identifier.isbn9789899885530
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.21/6756
dc.language.isoporpt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
dc.publisherSociedade Portuguesa de Psicologia da Saúdept_PT
dc.relation.publisherversionhttp://11cnps.iscte-iul.pt/sites/default/files/docs/livro_atas.pdfpt_PT
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/pt_PT
dc.subjectRelação médico-doentept_PT
dc.subjectAtitudept_PT
dc.subjectComunicação em saúdept_PT
dc.subjectEnsino superiorpt_PT
dc.titleAtitudes dos estudantes de ensino superior quanto à sua relação com o médicopt_PT
dc.typejournal article
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.endPage9pt_PT
oaire.citation.startPage3pt_PT
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typearticlept_PT

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