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Abstract(s)
A centração no paciente pode ser definida como: “os cuidados que respeitam e são responsivos às necessidades, desejos e preferências do paciente e asseguram que todas as decisões são guiadas pelos valores do paciente”. Segundo o modelo de Mead e Bower (2000), o conceito de centração no paciente inclui cinco dimensões: (1) adopção do modelo biopsicossocial, em oposição ao modelo biomédico; (2) compreensão do paciente enquanto indivíduo único com os seus direitos, e não como um simples corpo com uma doença; (3) partilha de poder e de responsabilidade entre profissional de saúde e paciente; (4) construção de uma aliança terapêutica e (5) compreensão do cuidador enquanto pessoa, e não apenas como um técnico provido de competências específicas. A investigação tem vindo a colocar em evidência as vantagens do modelo de centração no paciente sendo de destacar a maior eficiência do cuidado, que por sua vez reduz a negligência, o número de reclamações e os custos para o sistema de saúde e para o paciente, e o aumento da satisfação do paciente relativamente ao médico. Este aumento de satisfação resulta numa maior adesão ao tratamento pelo paciente e, consequentemente, a obtenção de melhores respostas à terapêutica. Considerando estas vantagens tem sido reconhecida a pertinência da aplicação deste modelo na prática médica, bem como a necessidade de avaliar as atitudes dos estudantes de saúde, profissionais de saúde e pacientes face ao cuidado centrado no paciente. O presente estudo teve como objetivo avaliar as atitudes e preferências dos estudantes do ensino superior quanto à sua interação com o médico.
Description
Keywords
Relação médico-doente Atitude Comunicação em saúde Ensino superior
Citation
Grilo AM, Noronha A, Rosário I. Atitudes dos estudantes de ensino superior quanto à sua relação com o médico. In: Leal I, Godinho C, Marques S, Vitória P, Pais-Ribeiro JL. editors. Atas do 11º Congresso Nacional de Psicologia da Saúde. Lisboa: Sociedade Portuguesa de Psicologia da Saúde; 2016. p. 3-9.
Publisher
Sociedade Portuguesa de Psicologia da Saúde