Name: | Description: | Size: | Format: | |
---|---|---|---|---|
97.85 KB | Adobe PDF |
Advisor(s)
Abstract(s)
Este estudo pretende proporcionar contributos para a caraterização dos conhecimentos
factuais e relacionais em geometria dos estudantes da licenciatura em Educação Básica de uma
Escola Superior de Educação do centro do país. Tendo como questão central perceber quais
os conhecimentos em geometria que os estudantes em formação inicial de professores
possuem, o estudo consistiu na criação, implementação e análise de resultados de um teste
centrado nos conceitos essenciais para o ensino da geometria na educação básica. A
metodologia quantitativa utilizada, permitiu recolher um número elevado de dados e
interpretar os resultados obtidos, enquadrando-os na realidade e contexto em que se
inserem. Os resultados do estudo revelam que os estudantes possuem conhecimentos
errados em diversas áreas da geometria, permitindo levantar hipóteses sobre a sua origem esoluções e conduzindo à necessidade de refletir acerca da formação inicial, tendo em conta os
conhecimentos e ideias generalizadas dos estudantes
Description
Keywords
Formação inicial Educação básica Geometria