Repository logo
 
Publication

A flexibilidade de cálculo e a resolução de tarefas de natureza aditiva

dc.contributor.authorRodrigues, Margarida
dc.contributor.authorSerrazina, Maria De Lurdes
dc.date.accessioned2019-09-04T08:49:03Z
dc.date.accessioned2019-09-04T08:50:06Z
dc.date.available2019-09-04T08:49:03Z
dc.date.available2019-09-04T08:50:06Z
dc.date.issued2018
dc.description.abstractA flexibilidade de cálculo constitui uma capacidade que todos os alunos devem desenvolver na escola elementar. Resolver uma situação de cálculo de modo flexível pode passar por reparar nos números envolvidos, no modo como eles se podem relacionar, e usar estratégias que tirem partido das características observadas nos números. Esta comunicação tem como objetivo apresentar a forma como alunos dos 1.º e 2.º anos resolvem tarefas de natureza aditiva e como evidenciam flexibilidade de cálculo. Enquadra-se no Projeto Flexibilidade de cálculo e raciocínio quantitativo, o qual visa caracterizar o desenvolvimento do raciocínio quantitativo e da flexibilidade de cálculo dos alunos dos 6 aos 12 anos e descrever e analisar as práticas dos professores que facilitam esse desenvolvimento. A metodologia adotada no projeto é a de experiência de ensino, enquadrada na Investigação Baseada em Design. Os dados foram recolhidos através da observação participante em aulas em duas turmas (1.º e 2.º anos), com vídeo e áudio gravação do trabalho desenvolvido pelos alunos bem como da discussão das tarefas. Os resultados sugerem que os alunos garantiram a exaustão das decomposições numéricas, utilizando de modo flexível a estruturação numérica.pt_PT
dc.description.abstractResumen El cálculo flexible es una capacidad que todos los alumnos deben desarrollar en la escuela. Resolver una situación de cálculo de modo flexible puede pasar por identificar los números implicados y sus relaciones, y usar estrategias que aprovechen las propiedades observadas en los números. Esta comunicación tiene como objetivo presentar la forma en la que alumnos de los 1º y 2º cursos de Educación Primaria resuelven tareas aditivas y cómo se evidencia la flexibilidad de cálculo. Se encuadra en el Proyecto Flexibilidad de cálculo y raciocinio cuantitativo, que pretende caracterizar el desarrollo del razonamiento cuantitativo y de la flexibilidad de cálculo de los alumnos de 6 a 12 años, y describir y analizar las prácticas de los profesores que facilitan ese desarrollo. La metodología adoptada en el proyecto es la de experiencia de enseñanza, encuadrada en la Investigación basada en el Diseño. Los datos fueron recogidos a través de la observación en dos clases (1º curso y 2º curso), con grabaciones de vídeo y audio del trabajo desarrollado por los alumnos, así como de la discusión de las tareas. Los resultados sugieren que los alumnos garantizaron el agotamiento de las descomposiciones numéricas, utilizando de modo flexible la estructura numérica.pt_PT
dc.description.abstractAbstract Calculation flexibility is an ability that all students should develop in elementary school. Solving a computation in a flexible way can be by looking at the numbers involved, how they can relate, and using strategies that take advantage of the characteristics observed in the numbers. This communication aims to present how students in the 1st and 2nd grades solve additive tasks and how they show flexibility of calculation. It is part of the Flexibility of calculation and quantitative reasoning Project, which aims to characterize the development of quantitative reasoning and the flexibility of calculation of students from 6 to 12 years old and to describe and analyze the practices of teachers that facilitate that development. The methodology adopted in the project is that of teaching experience, which is part of Design Based Research. Data collection was through participant observation of two classes (1st and 2nd grades), with video and audio recording of the work developed by the students as well as the whole class discussions. The results suggest that students ensured the exhaustion of numerical decompositions, using numerical structuring in a flexible way.pt_PT
dc.description.versioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpt_PT
dc.identifier.issn978-84-09-13321-5
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.21/10465
dc.language.isoporpt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
dc.publisherAsociasón Espanõla de Psicologia Conductual (AEPC)pt_PT
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/pt_PT
dc.subjectFlexibilidade de cálculopt_PT
dc.subjectTarefas aditivaspt_PT
dc.subjectEstruturação numéricapt_PT
dc.subjectFlexibilidad de cálculopt_PT
dc.subjectTareas aditivaspt_PT
dc.subjectEstructura numéricapt_PT
dc.subjectFlexibility of calculationpt_PT
dc.subjectAdditive taskspt_PT
dc.subjectNumerical structuringpt_PT
dc.titleA flexibilidade de cálculo e a resolução de tarefas de natureza aditivapt_PT
dc.typejournal article
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.endPage550pt_PT
oaire.citation.startPage541pt_PT
oaire.citation.titleAvances en Ciencias de la Educación y del Desarrollopt_PT
person.familyNameRodrigues
person.familyNameSerrazina
person.givenNameMargarida
person.givenNameMaria de Lurdes
person.identifier1782812
person.identifier.ciencia-id1B1C-88B5-75C4
person.identifier.ciencia-idD91D-9562-DA46
person.identifier.orcid0000-0003-4658-6281
person.identifier.orcid0000-0003-3781-8108
person.identifier.scopus-author-id57202834296
person.identifier.scopus-author-id55849544400
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typearticlept_PT
relation.isAuthorOfPublication0c89e4a7-44b2-4315-a6ad-449015581c06
relation.isAuthorOfPublicationfb0825ea-cc97-4358-9328-3c204e7b0904
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscoveryfb0825ea-cc97-4358-9328-3c204e7b0904

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
A flexibilidade de cálculo e a resolução de tarefas de natureza aditivaLIBRO EDUCACION 2018.pdf
Size:
750.48 KB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.71 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description:

Collections