Repository logo
 
Publication

O contexto curricular português: breve perspetiva histórica (1989-2024)

dc.contributor.authorValente, Bianor
dc.contributor.authorLeite, Teresa
dc.date.accessioned2024-07-24T12:48:00Z
dc.date.available2024-07-24T12:48:00Z
dc.date.issued2024
dc.description.abstractEste primeiro capítulo descreve a profusão de alterações curriculares nacionais desde 1989/1990 até aos dias de hoje, com principal foco no currículo do 1.º Ciclo do Ensino Básico (CEB). Para além da matriz curricular, estas mudanças incidem, essencialmente, nas orientações programáticas para as diferentes áreas disciplinares, com acentuada frequência em Português e Matemática. Duas questões principais pautam estas alterações, revelando intermitências e descontinuidades: por um lado, a autonomia e flexibilidade curricular e, por outro, a existência de áreas curriculares não disciplinares e transversais. Recorrendo à análise documental, analisa-se a estrutura, as (in) coerências e (des)articulações dos documentos curriculares de caráter geral e das diferentes áreas disciplinares nas reorganizações do currículo nacional. Dá-se particular relevo ao currículo do 1.º CEB, pelas suas singularidades e, em especial, pela necessidade de ter em conta o regime de monodocência que enforma indelevelmente os diferentes tempos e modos de desenvolvimento curricular neste nível de ensino. Como conclusão, resumem-se as tendências e dilemas das sucessivas alterações curriculares, visando contribuir para a necessária reflexão neste âmbito.pt_PT
dc.description.versioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpt_PT
dc.identifier.citationValente, B., & Leite, T. (2024). O contexto curricular português: breve perspetiva histórica (1989-2024). In Aprendizagens essenciais: mapear para promover a integração curricular (8-39) Instituto Politécnico de Lisboa. https://doi.org/10.34629/ipl.eselx.cap.livros.175pt_PT
dc.identifier.doihttps://doi.org/10.34629/ipl.eselx.cap.livros.175pt_PT
dc.identifier.isbn978-989-8912-23-7
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.21/17589
dc.language.isoporpt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
dc.publisherEscola Superior de Educação de Lisboa, Instituto Politécnico de Lisboapt_PT
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/pt_PT
dc.subjectEducaçãopt_PT
dc.subjectCurrículopt_PT
dc.subject1.º ciclo do ensino básicopt_PT
dc.titleO contexto curricular português: breve perspetiva histórica (1989-2024)pt_PT
dc.typebook part
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.conferencePlaceLisboapt_PT
oaire.citation.endPage39pt_PT
oaire.citation.startPage8pt_PT
oaire.citation.titleAprendizagens essenciais: mapear para promover a integração curricularpt_PT
person.familyNameValente
person.familyNameLeite
person.givenNameBianor
person.givenNameTeresa
person.identifier.ciencia-idDA15-0105-CD3A
person.identifier.orcid0000-0001-6541-8000
person.identifier.orcid0000-0003-2969-9882
person.identifier.scopus-author-id56971104800
person.identifier.scopus-author-id55798180500
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typebookPartpt_PT
relation.isAuthorOfPublication0296fbdc-179c-452f-91c8-000a622ac704
relation.isAuthorOfPublication265aeea0-ce91-41c1-933a-67ea35e57975
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscovery0296fbdc-179c-452f-91c8-000a622ac704

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
8_O contexto curricular portuguêsE-book_BV_VFINAL.pdf
Size:
241.96 KB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.71 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: