dc.contributor.author | Eiró-Gomes, Mafalda | |
dc.contributor.author | Raposo, Ana Luísa Canelas Rasquilho | |
dc.date.accessioned | 2021-08-03T13:40:41Z | |
dc.date.available | 2021-08-03T13:40:41Z | |
dc.date.issued | 2021 | |
dc.description | Artigo baseado na comunicação proferida no Seminário: Dar asas ao saber: Investigação, construção de conhecimento e práticas profissionais, realizado no Instituto Politécnico de Setúbal, em Setúbal, Portugal, 5-6 março 2021 | pt_PT |
dc.description.abstract | No ano letivo em que se completam 30 anos do início da primeira formação no ensino superior público português, um curso, na altura de bacharelado, e hoje de licenciatura, em Relações Públicas / Comunicação Corporativa (também designado como Comunicação Empresarial) apresenta-se uma reflexão sobre o que é considerado como um dos seus aspetos identitários, os laboratórios. Nos contextos de aprendizagem na era pós-bolonha estas são aulas designadas como prático-laboratoriais, mas em 1990/91, “laboratório” remetia para as ciências ditas duras, ou para, uma ideia cara aos pragmatistas americanos, influência teórica clara, nas sua vertente mais próxima à semiótica, do fundador do curso, José Viegas Soares7 . Esta abordagem deixou na altura, mesmo os que estudavam e trabalhavam em comunicação aplicada, ou em ciências da comunicação, apreensivos sobre o que quereria isto dizer. Talvez a noção de atelier fosse a preferida de muitos, mas 30 anos depois, o tempo parece ter não só consolidado o conceito escolhido, como mesmo fomentado o seu uso. Apresenta-se assim, a explicação da adoção e manutenção da designação como marca identitária de uma formação, hoje de 6 semestres letivos, bem como o questionar do seu valor enquanto construtor de uma identidade profissional e a importância dos laboratórios no percurso formativo e profissional de mais de 1.500 alumni. | pt_PT |
dc.description.version | info:eu-repo/semantics/publishedVersion | pt_PT |
dc.identifier.citation | Eiró-Gomes, M., & Raposo, A (2021). Laboratórios de uma identidade profissional. In CiEF-IPS (ed.), Livro de Atas do Seminário: Dar asas ao saber: Investigação, construção de conhecimento e práticas profissionais (pp. 103-113). Instituto Politécnico de Setúbal. | pt_PT |
dc.identifier.isbn | 978-989-53236-1-6 | |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.21/13612 | |
dc.language.iso | por | pt_PT |
dc.peerreviewed | yes | pt_PT |
dc.publisher | Instituto Politécnico de Setúbal | pt_PT |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/ | pt_PT |
dc.subject | Laboratórios | pt_PT |
dc.subject | Relações públicas | pt_PT |
dc.subject | Comunicação corporativa | pt_PT |
dc.subject | Identidade profissional | pt_PT |
dc.title | Laboratórios de uma identidade profissional | pt_PT |
dc.type | book part | |
dspace.entity.type | Publication | |
oaire.citation.conferencePlace | Setúbal, Instituto Politécnico | pt_PT |
oaire.citation.endPage | 113 | pt_PT |
oaire.citation.startPage | 103 | pt_PT |
oaire.citation.title | Livro de Atas do Seminário: Dar asas ao saber: Investigação, construção de conhecimento e práticas profissionais | pt_PT |
rcaap.rights | openAccess | pt_PT |
rcaap.type | bookPart | pt_PT |
Files
Original bundle
1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
- Name:
- Laboratorios_2021.pdf
- Size:
- 364.46 KB
- Format:
- Adobe Portable Document Format