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Advisor(s)
Abstract(s)
No ano letivo em que se completam 30 anos do início da primeira formação no ensino superior público
português, um curso, na altura de bacharelado, e hoje de licenciatura, em Relações Públicas / Comunicação
Corporativa (também designado como Comunicação Empresarial) apresenta-se uma reflexão sobre o que é
considerado como um dos seus aspetos identitários, os laboratórios. Nos contextos de aprendizagem na era
pós-bolonha estas são aulas designadas como prático-laboratoriais, mas em 1990/91, “laboratório” remetia
para as ciências ditas duras, ou para, uma ideia cara aos pragmatistas americanos, influência teórica clara,
nas sua vertente mais próxima à semiótica, do fundador do curso, José Viegas Soares7
. Esta abordagem
deixou na altura, mesmo os que estudavam e trabalhavam em comunicação aplicada, ou em ciências da
comunicação, apreensivos sobre o que quereria isto dizer. Talvez a noção de atelier fosse a preferida de
muitos, mas 30 anos depois, o tempo parece ter não só consolidado o conceito escolhido, como mesmo
fomentado o seu uso. Apresenta-se assim, a explicação da adoção e manutenção da designação como marca
identitária de uma formação, hoje de 6 semestres letivos, bem como o questionar do seu valor enquanto
construtor de uma identidade profissional e a importância dos laboratórios no percurso formativo e
profissional de mais de 1.500 alumni.
Description
Artigo baseado na comunicação proferida no Seminário: Dar asas ao saber: Investigação, construção de conhecimento e práticas profissionais, realizado no Instituto Politécnico de Setúbal, em Setúbal, Portugal, 5-6 março 2021
Keywords
Laboratórios Relações públicas Comunicação corporativa Identidade profissional
Citation
Eiró-Gomes, M., & Raposo, A (2021). Laboratórios de uma identidade profissional. In CiEF-IPS (ed.), Livro de Atas do Seminário: Dar asas ao saber: Investigação, construção de conhecimento e práticas profissionais (pp. 103-113). Instituto Politécnico de Setúbal.
Publisher
Instituto Politécnico de Setúbal