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O papel das relações públicas como agente de mudança no combate ao desperdício alimentar: O caso do Grupo 100 Maneiras

dc.contributor.advisorCosta, Joana Friaspt_PT
dc.contributor.authorMartins, Beatriz Serápio
dc.date.accessioned2024-01-24T17:39:34Z
dc.date.available2024-01-24T17:39:34Z
dc.date.issued2023-11-20
dc.descriptionDissertação de mestrado apresentada à Escola Superior de Comunicação Social como parte dos requisitos para obtenção de grau de mestre em Gestão Estratégica das Relações Públicas.pt_PT
dc.description.abstractA temática da sustentabilidade ambiental e o problema do desperdício alimentar são questões que se tornam inevitáveis na sociedade contemporânea, afetando particularmente, mas não só, as organizações que atuam na área da restauração. Comunicar estes temas constitui, por si só, um desafio para os profissionais de Relações Públicas (RP): desenvolver uma comunicação estratégica que promova a mudança social. A comunicação para a mudança social representa uma das vertentes da área das RP que decorre de um processo de diálogo entre a organização e os seus públicos, tendo como finalidade desenvolver uma comunicação estratégica que produza a mudança e transformação de comportamentos dos públicos. Com base no estudo de caso do Grupo 100 Maneiras, do Chefe Ljubomir Stanisic, procurou-se estudar de que forma o papel das Relações Públicas é fundamental na delineação de uma estratégia de comunicação que contribua para a mudança social, no que respeita às questões da sustentabilidade ambiental em geral e do desperdício alimentar em particular. Para isso, esta investigação centrou-se em identificar boas práticas de como comunicar o desperdício alimentar e a sustentabilidade ambiental na indústria da restauração, através do exemplo do Grupo 100 Maneiras. No seguimento, apresentou-se uma proposta de um Guia de Boas Práticas com a finalidade de disponibilizar uma sistematização de práticas de comunicação eficazes que contribuam para a mudança social no que respeita ao desperdício alimentar.pt_PT
dc.description.abstractABSTRACT: The environmental sustainability and the problem of food waste are issues that have become unavoidable in today's society, particularly affecting, but not limited to, organisations operating in the food sector. Communicating these issues is, in itself, a challenge for Public Relations (PR) professionals: developing strategic communication which promotes social change. Communication for social change is one of the aspects of PR that arises from a process of dialogue the organisation and the public, with the aim of developing strategic communication that changes the behaviour of the public and, ideally, transforms the behaviour of society. Based on the case study of Chef Ljubomir Stanisic's 100 Maneiras Group, the aim was to analyse how the role of Public Relations is fundamental in outlining a communication strategy that contributes to social change, regarding the issues of environmental sustainability in general and food waste in particular. To this end, this research focused on identifying good practices in how to communicate food waste and environmental sustainability in the food industry, using the example of 100 Maneiras Group. Following this, a Good Practice Guide was made with the aim of providing a systematisation of effective communication practices that contribute to social change with regard to food waste.pt_PT
dc.description.versionN/Apt_PT
dc.identifier.citationMartins, B.S. (2023). O papel das relações públicas como agente de mudança no combate ao desperdício alimentar: O caso do Grupo 100 Maneiras. [Dissertação de mestrado, Escola Superior de Comunicação Social]. Repositório Científico do Instituto Politécnico de Lisboa. http://hdl.handle.net/10400.21/16994pt_PT
dc.identifier.tid203470591pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.21/16994
dc.language.isoporpt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
dc.publisherInstituto Politécnico de Lisboa, Escola Superior de Comunicação Socialpt_PT
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/pt_PT
dc.subjectRelações públicaspt_PT
dc.subjectRestauraçãopt_PT
dc.subjectSustentabilidade ambientalpt_PT
dc.subjectDesperdício alimentarpt_PT
dc.subjectBoas práticaspt_PT
dc.subjectPublic relationsen
dc.subjectRestaurantsen
dc.subjectEnvironmental sustainabilityen
dc.subjectFood wasteen
dc.subjectBest practicesen
dc.titleO papel das relações públicas como agente de mudança no combate ao desperdício alimentar: O caso do Grupo 100 Maneiraspt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.conferencePlaceLisboa, Escola Superior de Comunicação Socialpt_PT
oaire.citation.titleO papel das relações públicas como agente de mudança no combate ao desperdício alimentar: O caso do Grupo 100 Maneiraspt_PT
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT

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O papel das Relações Públicas como agente de mudança no combate ao desperdício alimentar - O caso do Grupo 100 Maneiras Beatriz Serápio.pdf
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