Browsing by Issue Date, starting with "2023-11-20"
Now showing 1 - 4 of 4
Results Per Page
Sort Options
- Falsa existência, real relação? o fenómeno dos influenciadores virtuaisPublication . Ferreira, Mónica Rosália Petronilho Volz; Machado, Ana Teresa; Santos, ZéliaOs últimos anos têm apresentado um quadro de saturação publicitária e de informação, nomeadamente no mundo digital, por isso, conseguir prolongar o interesse e a atenção do consumidor tornou-se um desafio para as marcas. Neste sentido tem vindo a emergir um novo tipo de influenciador, os virtuais, frutos de inteligência artificial, que são personagens fictícias delineadas para atrair e interagir com o público nas redes sociais. E, apesar de estarem a alastrar- se, ainda são uma tendência relativamente recente e limitada no marketing. Perante um mercado global e competitivo em que a tecnologia está em constante evolução, acredita-se que para as marcas não estagnarem, devem combinar a criação de conteúdo estratégico, inteligência artificial (AI) e Computer Generated Imagery (CGI) avançado. O presente estudo aborda, assim, os influenciadores virtuais e a sua capacidade para fortalecer a relação entre a marca e o consumidor. Para realizar a investigação, recorreu-se ao método exploratório de natureza qualitativa aplicando entrevistas a duas amostras, uma composta por profissionais da área e outra por seguidores do fenómeno. Os resultados demonstraram que esta tendência ainda tem muito potencialidade para crescer globalmente e, em Portugal, espera-se que chegue com expressão num futuro a médio prazo. Com estes contributos também foi possível desmitificar a ideia de que um tipo de influenciador substituirá o outro, sendo fundamental reconhecer que, quer os humanos, quer os virtuais, podem coexistir de forma complementar no cenário do Marketing. Também apresentam um forte potencial de enriquecimento na relação marca-consumidor desde a criação de pilares assentes na confiança, identificação e lealdade. Ademais, são um suporte interessante para as marcas gerarem engagement, notoriedade e alcance, à Geração Z e Alpha. Portanto, deverá ser tido como uma adição atrativa ao ecossistema de influenciadores nas estratégias de marketing.
- Relações públicas digitais como arma de guerra: estudo de caso de Volodymyr ZelenskyPublication . Rocha, Raquel Filipe; Pereira, Sandra Cristina MartinsA presente dissertação visa compreender, em profundidade, em que medida as Relações Públicas digitais poderão estar a contribuir para o sucesso que o presidente ucraniano tem gerado nas redes sociais, desde o início da invasão russa à Ucrânia. Numa era em que se tem assistido a um uso crescente da internet e das redes sociais, urge estudar quais as melhores práticas a aplicar, quando se recorre a estes meios no exercício da profissão de Relações Públicas, seja no contexto das Relações Públicas Globais, seja, mais especificamente, na sua vertente da Diplomacia Pública. Este é, aliás, um tema particularmente pertinente, na medida em que permite dar resposta a duas necessidades identificadas no âmbito desta área do saber: a necessidade de desenvolver e consolidar a disciplina das Relações Públicas Globais na sua vertente da Diplomacia Pública e a necessidade de monitorizar outcomes associados ao exercício das Relações Públicas digitais. Para desenvolver este estudo recorreu-se uma metodologia de caráter misto, baseada na condução de entrevistas semiestruturadas aos seguintes especialistas: Nelson Ribeiro, Diretor da Faculdade de Ciências Humanas da Universidade Católica Portuguesa; Pedro Constantino, Doutorando em Política Internacional e Resolução de Conflitos pelo Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra; David Monteiro, Docente Universitário na área do Marketing Político e Estratégia Digital; Carlos Santos, Editor Executivo no Jornal Observador e Marta Ferreira, jornalista no Observador; mas também, na análise de conteúdo das publicações divulgadas por Volodymyr Zelensky, entre os dias 24 de fevereiro e 24 de março de 2022, no seu perfil de Instagram. Esta é uma investigação que revela o cuidado de deixar o caminho em aberto para que novas investigações floresçam, sendo que, por ora, se pode concluir que as Relações Públicas digitais, num contexto de Diplomacia Pública, em cenário de conflito armado, podem assumir um papel, de tal maneira relevante, que constituem mais um recurso de guerra ao dispor dos Estados envolvidos.
- A influência dos grupos heterogéneos no desenvolvimento e aprendizagem das crianças em idade pré-escolarPublication . Oliveira, Carolina Garcia; Lino, DalilaO presente relatório foi elaborado no âmbito da Unidade Curricular (UC) Prática Profissional Supervisionada II (PPS II), inserida no Mestrado em Educação Pré-Escolar, que decorreu numa instituição pública, situada na zona de Lisboa, em contexto de jardim de infância. Durante a mesma estive inserida num grupo de crianças com idades compreendidas entre os 3 e os 6 anos. Este documento apresenta, de forma reflexiva, toda a minha prática ao longo do período de cerca de quatro meses em que acompanhei o grupo. Desta forma, inicia-se com a caracterização do contexto, que me permitiu delinear as intenções para a minha ação com as crianças. Esta sequência conduzirá o leitor à investigação, baseada numa problemática emergente. Ao longo da mesma será focada a temática da Influência dos Grupos Heterogéneos no Desenvolvimento e Aprendizagem das Crianças em Idade Pré-Escolar, já que, ao longo da prática, esta foi a problemática que mais se destacou, a partir das observações e notas de campo realizadas diariamente. Os objetivos estabelecidos para a investigação visam: (i) Percecionar interações entre pares como potenciadoras do desenvolvimento e aprendizagem das crianças; (ii) Perceber se os grupos heterogéneos em idade contribuem para uma maior responsabilidade social e para o desenvolvimento da autonomia das crianças; (iii) Compreender de que forma as salas heterogéneas em idade beneficiam as crianças e os educadores. Metodologicamente, trata-se de um estudo de caso de natureza qualitativa, tendo sido utilizados diferentes técnicas e instrumentos, nomeadamente a observação participante, entrevistas semiestruturadas, questionários e focus group, sendo posteriormente analisados com recurso à análise de conteúdo. Desta forma foi possível compreender que o desenvolvimento a nível pessoal e social é o mais beneficiado dentro deste grupo, sendo de destacar capacidades como a liderança, autonomia e responsabilidade social, não desfazendo as restantes áreas de conteúdo, nas quais foram também visíveis novas aprendizagens. Estes resultados permitiram-me ainda perceber o papel de relevância do educador, que deve ser o mediador de todas as aprendizagens das crianças. Concluindo o relatório, será apresentada uma reflexão pessoal aprofundada, acerca do impacto da PPS I e II, naquele que será o meu futuro profissional e as conclusões de todo o trabalho realizado.
- O papel das relações públicas como agente de mudança no combate ao desperdício alimentar: O caso do Grupo 100 ManeirasPublication . Martins, Beatriz Serápio; Costa, Joana FriasA temática da sustentabilidade ambiental e o problema do desperdício alimentar são questões que se tornam inevitáveis na sociedade contemporânea, afetando particularmente, mas não só, as organizações que atuam na área da restauração. Comunicar estes temas constitui, por si só, um desafio para os profissionais de Relações Públicas (RP): desenvolver uma comunicação estratégica que promova a mudança social. A comunicação para a mudança social representa uma das vertentes da área das RP que decorre de um processo de diálogo entre a organização e os seus públicos, tendo como finalidade desenvolver uma comunicação estratégica que produza a mudança e transformação de comportamentos dos públicos. Com base no estudo de caso do Grupo 100 Maneiras, do Chefe Ljubomir Stanisic, procurou-se estudar de que forma o papel das Relações Públicas é fundamental na delineação de uma estratégia de comunicação que contribua para a mudança social, no que respeita às questões da sustentabilidade ambiental em geral e do desperdício alimentar em particular. Para isso, esta investigação centrou-se em identificar boas práticas de como comunicar o desperdício alimentar e a sustentabilidade ambiental na indústria da restauração, através do exemplo do Grupo 100 Maneiras. No seguimento, apresentou-se uma proposta de um Guia de Boas Práticas com a finalidade de disponibilizar uma sistematização de práticas de comunicação eficazes que contribuam para a mudança social no que respeita ao desperdício alimentar.