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A publicidade ao crĂ©dito ao consumo: panorama atual e tendĂȘncias

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Com base numa amostra de 157 mensagens diferentes, que corresponderam ao visionamento de 825 anĂșncios, e cuja recolha incidiu sobre os meios TelevisĂŁo, Imprensa, Internet, RĂĄdio e Publicidade Exterior durante o quarto trimestre de 2006 (Outubro a Dezembro), esta comunicação pretende apresentar as caracterĂ­sticas e especificidades da publicidade ao crĂ©dito ao consumo. Para tal, vamo-nos focar-nos em aspectos como: ‱ A caracterização da Mensagem; ‱ O tipo de mensagem; ‱ As marcas e categoria de produtos presentes nas mensagens; ‱ A anĂĄlise psicossocial das mesnagens, nomeadamente uma anĂĄlise das personagens; das encenaçÔes; ‱ valores sociais e estilos de vida; ‱ E nas caracterĂ­sticas da publicidade na Internet No estudo que teve por base esta comunicação, iniciĂĄmos por levantar algumas das razĂ”es que levam os consumidores a recorrer ao crĂ©dito ao consumo e por paradoxal que pareça, verifica-se que o ser humano afirma a sua identidade atravĂ©s da sua afiliação social, razĂŁo que o leva a funcionar por mecanismos de aspiração, mecanismos que o impulsionam a possuir aquilo que os seus grupos de referĂȘncia possuem. Se nĂŁo possuir meios para tal, o recurso ao crĂ©dito Ă© um instrumento cada vez mais acessĂ­vel e vulgar que a sociedade e, particularmente, as empresas financeiras oferecem aos consumidores. Actualmente, Ă© possĂ­vel recorrer a um crĂ©dito para adquirir os mais variados produtos ou serviços, desde o tradicional automĂłvel, Ă s viagens e fĂ©rias, de modo a que os consumidores satisfaçam os seus mais expressivos desejos e necessidades. Junto dos seus amigos, vizinhos ou colegas ninguĂ©m quer “ficar atrĂĄs”, dando a ideia de que nĂŁo pode adquirir aquilo que os outros possuem. A publicidade Ă©, por sua vez, um dos meios que tem uma contribuição importante para que as pessoas construam o seu Self, logo a sua identidade social, atravĂ©s da comunicação que efectua, mostrando-lhes as diversas possibilidades de adquirem bens que se tornam uma extensĂŁo de si prĂłprias. Como afirmou Baudrillard no final dos anos setenta: «compramos um produto, consumimos um signo» (1981). Este signo Ă© a imagem que um indivĂ­duo quer manifestar de si prĂłprio e emerge sustentada pela imagem da marca, entretanto, adquirida. Todavia, para que se crie na mente do receptor esta imagem de si, Ă© fundamental que a publicidade apresente ao destinatĂĄrio imagens positivas da vida e, principalmente, de modelos ideais que funcionam como reflexo do prĂłprio receptor. O objectivo Ă© criar a adesĂŁo do indivĂ­duo Ă  marca para que, de um ponto de vista comercial, este adopte os produtos publicitados. Ora, o que a publicidade faz, nas campanhas publicitĂĄrias das empresas que concedem crĂ©dito, ao apelar ao consumo sĂŁo mensagens que incluem as aspiraçÔes e os desejos do receptor. De facto, a publicidade potencia valores sociais, como o ĂȘxito, que se torna sinĂłnimo de felicidade; o prestigio, predicado do reconhecimento social; e o prazer hedĂłnico. Toda a encenação publicitĂĄria remete para a facilidade e comodidade do consumo e da posse dos bens, bem como do acesso ao crĂ©dito para aceder a esses bens. Ao formular estes conteĂșdos, a publicidade pretende convencer-nos que somos os protagonistas da mensagem, no fundo, que somos Ășnicos.

Description

Keywords

Publicidade CrĂ©dito ao Consumo TendĂȘncias da publicidade Apelos publicitĂĄrios Valores sociais

Citation

Pereira, F.C., & VerĂ­ssimo, J. (2007, dezembro). A publicidade ao crĂ©dito ao consumo: Panorama atual e tendĂȘncias. [Comunicação oral]. SeminĂĄrio Publicidade e Consumidor, Instituto do Consumidor, Lisboa, Portugal.

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Instituto do Consumidor