Name: | Description: | Size: | Format: | |
---|---|---|---|---|
44.68 KB | Adobe PDF |
Authors
Advisor(s)
Abstract(s)
Esta comunicação resulta de um estudo efectuado em Portugal ao longo do ano de 2003,
no qual se pretendeu analisar o modo como foram concebidos os patrocínios nos canais
de televisão portugueses, particularmente o modo como era transmitido o patrocínio,
nomeadamente se era através de comunicações comerciais que contivessem a menção
ao patrocinador do programa, permitindo identificar se este era patrocinado por aquele,
acompanhada ou antecedida da indicação em voz-off ou através de texto: “Programa
patrocinado por...” ou “Com o apoio de...”; ou através da transmissão de um anúncio ou
parte do anúncio de um produto ou serviço do patrocinador.
Procurou-se também identificar, ao nível da inserção do nome, marca ou imagem do
patrocinador nos programas de produção nacional e nos programas de produção não
nacional, de forma a aferir se a introdução dos separadores no início e fim da
identificação do patrocinador, respeitava o momento em que a publicidade deve ser
inserida, nos termos do disposto no artigo 25º do Código da Publicidade.
Este estudo versou ainda, no caso da identificação do patrocinador ser realizada
mediante a transmissão de um anúncio ou parte de um anúncio de um produto ou
serviço do patrocinador, a análise da existência, no início e no fim da comunicação
comercial relativa ao patrocínio, do separador previsto no nº 2 e 3 do artigo 8º do Código
da Publicidade.
Para além dos patrocínios, procurámos, ainda, identificar também a estratégia de
duração dos blocos publicitários, número de interrupções e localização dos patrocínios
nos programas
Description
Keywords
Publicidade Patrocínios Blocos publicitários Código da publicidade
Citation
Veríssimo, J. (2006, julho). Os patrocínios nas televisões em Portugal: uma panorâmica. [Comunicação oral]. Jornadas de Comunicación, Universidad de Extremadura, Badajoz, Espanha.