Repository logo
 
Publication

Os patrocínios nas televisões em Portugal: uma panorâmica

dc.contributor.authorVerissimo, Jorge
dc.date.accessioned2021-02-25T16:19:53Z
dc.date.available2021-02-25T16:19:53Z
dc.date.issued2006-07
dc.description.abstractEsta comunicação resulta de um estudo efectuado em Portugal ao longo do ano de 2003, no qual se pretendeu analisar o modo como foram concebidos os patrocínios nos canais de televisão portugueses, particularmente o modo como era transmitido o patrocínio, nomeadamente se era através de comunicações comerciais que contivessem a menção ao patrocinador do programa, permitindo identificar se este era patrocinado por aquele, acompanhada ou antecedida da indicação em voz-off ou através de texto: “Programa patrocinado por...” ou “Com o apoio de...”; ou através da transmissão de um anúncio ou parte do anúncio de um produto ou serviço do patrocinador. Procurou-se também identificar, ao nível da inserção do nome, marca ou imagem do patrocinador nos programas de produção nacional e nos programas de produção não nacional, de forma a aferir se a introdução dos separadores no início e fim da identificação do patrocinador, respeitava o momento em que a publicidade deve ser inserida, nos termos do disposto no artigo 25º do Código da Publicidade. Este estudo versou ainda, no caso da identificação do patrocinador ser realizada mediante a transmissão de um anúncio ou parte de um anúncio de um produto ou serviço do patrocinador, a análise da existência, no início e no fim da comunicação comercial relativa ao patrocínio, do separador previsto no nº 2 e 3 do artigo 8º do Código da Publicidade. Para além dos patrocínios, procurámos, ainda, identificar também a estratégia de duração dos blocos publicitários, número de interrupções e localização dos patrocínios nos programaspt_PT
dc.description.versionN/Apt_PT
dc.identifier.citationVeríssimo, J. (2006, julho). Os patrocínios nas televisões em Portugal: uma panorâmica. [Comunicação oral]. Jornadas de Comunicación, Universidad de Extremadura, Badajoz, Espanha.pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.21/12960
dc.language.isoporpt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
dc.publisherUniversidad de Extremadurapt_PT
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/pt_PT
dc.subjectPublicidadept_PT
dc.subjectPatrocíniospt_PT
dc.subjectBlocos publicitáriospt_PT
dc.subjectCódigo da publicidadept_PT
dc.titleOs patrocínios nas televisões em Portugal: uma panorâmicapt_PT
dc.typeconference object
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.conferencePlaceUniversidad de Extremadura, Badajoz, Espanhapt_PT
oaire.citation.titleJornadas de Comunicaciónpt_PT
person.familyNameVerissimo
person.givenNameJorge
person.identifier.orcid0000-0001-8045-4114
rcaap.rightsclosedAccesspt_PT
rcaap.typeconferenceObjectpt_PT
relation.isAuthorOfPublication51cef9af-7b23-4dfc-8fb9-a8ea352f7d40
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscovery51cef9af-7b23-4dfc-8fb9-a8ea352f7d40

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
Resumo_Comunicacao_Jornadas de Comunicacion_Universidade da Extremadura.pdf
Size:
44.68 KB
Format:
Adobe Portable Document Format