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Lógicas de acção na gestão intermédia das escolas: o caso do departamento curricular das expressões
dc.contributor.author | Vitorino, Ana Paula Vicente | |
dc.date.accessioned | 2013-10-07T17:34:58Z | |
dc.date.available | 2013-10-07T17:34:58Z | |
dc.date.issued | 2013-05 | |
dc.description.abstract | O tema da investigação prendeu-se com a gestão intermédia das escolas, especificamente, o departamento curricular de expressões (DCEXP). Este estudo analisou as mudanças provocadas pelo novo modelo de estrutura intermédia estabelecido pelo DL nº 75/2008, de 22 de Abril, tendo em conta os vários modelos de agrupamento de escolas vigentes no atual sistema educativo. Procurou-se conhecer a perspetiva de diretores, coordenadores de departamento de expressões e professores do mesmo departamento sobre os processos organizacionais e as lógicas de acção desenvolvidas. Para consolidar as múltiplas interrogações e o trajecto final assentar numa reflexão solidamente construída, o corpus teórico envolveu duas grandes temáticas: abordagem da escola como organização e o seu desenvolvimento no sistema educativo português. Em termos metodológicos, optou-se por um estudo qualitativo, com características exploratórias e descritivas. Para a recolha de dados, foram selecionados três agrupamentos de escolas de três concelhos limítrofes ao distrito de Lisboa (um agrupamento vertical, um agrupamento horizontal e um mega agrupamento). Os sujeitos participantes de cada agrupamento foram os diretores, os coordenadores do departamento curricular de expressões, um professor do mesmo departamento com muita experiência profissional e um com menos experiência. Realizaram-se doze entrevistas semi estruturadas, constituídas por um conjunto de questões formuladas a partir dos objetivos e organizadas em temas. Para analisar os dados utilizou-se a técnica de análise de conteúdo. A análise das representações dos diversos grupos de entrevistados permitiu vislumbrar que, apesar da aceitação das mudanças estabelecidas pelos normativos vigentes, as lógicas de ação mantêm-se centradas nas disciplinas de forma fragmentada, dificultando processos colaborativos interdisciplinares. A insatisfação em relação ao atual modelo foi consensual em todos os grupos de entrevistados, tendo presente a sua complexidade que resulta de aspetos relacionados com a sua dimensão emultidisciplinaridade. No entanto, também se vislumbrou aspetos potenciadores do DCEXP que o valorizam na organização escolar e no processo educativo dos alunos. | por |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.21/2718 | |
dc.language.iso | por | por |
dc.publisher | CIED – Centro Interdisciplinar de Estudos Educacionais | por |
dc.subject | Organização educacional | por |
dc.subject | Agrupamento de escolas | por |
dc.subject | Gestão intermédia | por |
dc.subject | Departamentos curriculares | por |
dc.subject | Departamento de expressões | por |
dc.title | Lógicas de acção na gestão intermédia das escolas: o caso do departamento curricular das expressões | por |
dc.type | journal article | |
dspace.entity.type | Publication | |
oaire.citation.title | Atas do I Encontro de Mestrados em Educação da Escola Superior de Educação de Lisboa | por |
rcaap.rights | openAccess | por |
rcaap.type | article | por |
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