Repository logo
 
Publication

Lógicas de acção na gestão intermédia das escolas: o caso do departamento curricular das expressões

dc.contributor.authorVitorino, Ana Paula Vicente
dc.date.accessioned2013-10-07T17:34:58Z
dc.date.available2013-10-07T17:34:58Z
dc.date.issued2013-05
dc.description.abstractO tema da investigação prendeu-se com a gestão intermédia das escolas, especificamente, o departamento curricular de expressões (DCEXP). Este estudo analisou as mudanças provocadas pelo novo modelo de estrutura intermédia estabelecido pelo DL nº 75/2008, de 22 de Abril, tendo em conta os vários modelos de agrupamento de escolas vigentes no atual sistema educativo. Procurou-se conhecer a perspetiva de diretores, coordenadores de departamento de expressões e professores do mesmo departamento sobre os processos organizacionais e as lógicas de acção desenvolvidas. Para consolidar as múltiplas interrogações e o trajecto final assentar numa reflexão solidamente construída, o corpus teórico envolveu duas grandes temáticas: abordagem da escola como organização e o seu desenvolvimento no sistema educativo português. Em termos metodológicos, optou-se por um estudo qualitativo, com características exploratórias e descritivas. Para a recolha de dados, foram selecionados três agrupamentos de escolas de três concelhos limítrofes ao distrito de Lisboa (um agrupamento vertical, um agrupamento horizontal e um mega agrupamento). Os sujeitos participantes de cada agrupamento foram os diretores, os coordenadores do departamento curricular de expressões, um professor do mesmo departamento com muita experiência profissional e um com menos experiência. Realizaram-se doze entrevistas semi estruturadas, constituídas por um conjunto de questões formuladas a partir dos objetivos e organizadas em temas. Para analisar os dados utilizou-se a técnica de análise de conteúdo. A análise das representações dos diversos grupos de entrevistados permitiu vislumbrar que, apesar da aceitação das mudanças estabelecidas pelos normativos vigentes, as lógicas de ação mantêm-se centradas nas disciplinas de forma fragmentada, dificultando processos colaborativos interdisciplinares. A insatisfação em relação ao atual modelo foi consensual em todos os grupos de entrevistados, tendo presente a sua complexidade que resulta de aspetos relacionados com a sua dimensão emultidisciplinaridade. No entanto, também se vislumbrou aspetos potenciadores do DCEXP que o valorizam na organização escolar e no processo educativo dos alunos.por
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.21/2718
dc.language.isoporpor
dc.publisherCIED – Centro Interdisciplinar de Estudos Educacionaispor
dc.subjectOrganização educacionalpor
dc.subjectAgrupamento de escolaspor
dc.subjectGestão intermédiapor
dc.subjectDepartamentos curricularespor
dc.subjectDepartamento de expressõespor
dc.titleLógicas de acção na gestão intermédia das escolas: o caso do departamento curricular das expressõespor
dc.typejournal article
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.titleAtas do I Encontro de Mestrados em Educação da Escola Superior de Educação de Lisboapor
rcaap.rightsopenAccesspor
rcaap.typearticlepor

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
Lógicas de ação na gestão intermédia das escolas.pdf
Size:
124.02 KB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.71 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description:

Collections