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Authors
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Abstract(s)
O tema da investigação prendeu-se com a gestão intermédia das escolas, especificamente, o
departamento curricular de expressões (DCEXP).
Este estudo analisou as mudanças provocadas pelo novo modelo de estrutura intermédia
estabelecido pelo DL nº 75/2008, de 22 de Abril, tendo em conta os vários modelos de
agrupamento de escolas vigentes no atual sistema educativo. Procurou-se conhecer a perspetiva
de diretores, coordenadores de departamento de expressões e professores do mesmo
departamento sobre os processos organizacionais e as lógicas de acção desenvolvidas. Para
consolidar as múltiplas interrogações e o trajecto final assentar numa reflexão solidamente
construída, o corpus teórico envolveu duas grandes temáticas: abordagem da escola como
organização e o seu desenvolvimento no sistema educativo português.
Em termos metodológicos, optou-se por um estudo qualitativo, com características exploratórias
e descritivas. Para a recolha de dados, foram selecionados três agrupamentos de escolas de três
concelhos limítrofes ao distrito de Lisboa (um agrupamento vertical, um agrupamento horizontal e
um mega agrupamento). Os sujeitos participantes de cada agrupamento foram os diretores, os
coordenadores do departamento curricular de expressões, um professor do mesmo
departamento com muita experiência profissional e um com menos experiência. Realizaram-se
doze entrevistas semi estruturadas, constituídas por um conjunto de questões formuladas a partir
dos objetivos e organizadas em temas. Para analisar os dados utilizou-se a técnica de análise de
conteúdo.
A análise das representações dos diversos grupos de entrevistados permitiu vislumbrar que,
apesar da aceitação das mudanças estabelecidas pelos normativos vigentes, as lógicas de ação
mantêm-se centradas nas disciplinas de forma fragmentada, dificultando processos colaborativos
interdisciplinares.
A insatisfação em relação ao atual modelo foi consensual em todos os grupos de entrevistados,
tendo presente a sua complexidade que resulta de aspetos relacionados com a sua dimensão emultidisciplinaridade. No entanto, também se vislumbrou aspetos potenciadores do DCEXP que o
valorizam na organização escolar e no processo educativo dos alunos.
Description
Keywords
Organização educacional Agrupamento de escolas Gestão intermédia Departamentos curriculares Departamento de expressões