Publication
O recurso a estratégias de trabalho colaborativo em História e Geografia de Portugal e o desenvolvimento de competências Histórico-Geográficas e de cidadania
| datacite.subject.fos | Ciências Sociais::Ciências da Educação | |
| datacite.subject.sdg | 04:Educação de Qualidade | |
| dc.contributor.advisor | Hortas, Maria João de Oliveira Antunes Barroso | |
| dc.contributor.author | Couquinha, Lígia Raquel Mata | |
| dc.date.accessioned | 2025-10-31T15:16:49Z | |
| dc.date.available | 2025-10-31T15:16:49Z | |
| dc.date.issued | 2025-07-16 | |
| dc.date.submitted | 2025-07-13 | |
| dc.description | Relatório de Prática de Ensino Supervisionada apresentado à Escola Superior de Educação de Lisboa para obtenção de grau de mestre em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Português e História e Geografia de Portugal no 2.º Ciclo do Ensino Básico | |
| dc.description.abstract | O presente relatório foi elaborado no âmbito da Unidade Curricular de Prática de Ensino Supervisionada II (PES II), integrada no Mestrado em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Português e História e Geografia de Portugal no 2.º Ciclo do Ensino Básico. Com base na experiência realizada numa turma de 5.º ano, foi desenvolvida uma investigação centrada na seguinte problemática: O recurso ao trabalho colaborativo como estratégia, nas aulas de História e Geografia de Portugal, potencia o desenvolvimento de competências histórico-geográficas e de cidadania. A partir desta problemática emergiram três objetivos orientadores: (i) caracterizar as atividades de trabalho colaborativo desenvolvidas na disciplina de História e Geografia de Portugal; (ii) analisar as competências histórico-geográficas desenvolvidas pelos alunos em situações de trabalho colaborativo e, (iii) analisar as competências de cidadania desenvolvidas pelos alunos em situações de trabalho colaborativo. A investigação adotou uma metodologia mista, articulando abordagens qualitativas e quantitativas, com o objetivo de compreender em profundidade um fenómeno educativo contextualizado. A recolha de dados mobilizou diversas técnicas, permitindo observar e registar a evolução dos alunos em diferentes dimensões, dos conteúdos e capacidades em História e Geografia de Portugal e das competências sociais. A análise integrou procedimentos de análise de conteúdo e de estatística descritiva simples, possibilitando uma leitura abrangente e rigorosa dos efeitos do trabalho colaborativo no desenvolvimento de competências histórico-geográficas e de competências de cidadania. Os resultados obtidos sugerem que o trabalho colaborativo se revela uma estratégia eficaz para o desenvolvimento de competências específicas da disciplina de História e Geografia de Portugal, bem como de valores e atitudes associados à cidadania, como o respeito e a autonomia. Este processo permitiu contribuir para a promoção de aprendizagens fundamentais à formação de alunos mais conscientes. | por |
| dc.description.abstract | This report was developed within the scope of the course unit Supervised Teaching Practice II (PES II), part of the Master’s Degree in Teaching for the 1st Cycle of Basic Education and for Portuguese and History and Geography of Portugal in the 2nd Cycle of Basic Education. Based on the teaching experience in a 5th-grade class, this study focused on the following research question: The use of collaborative work as a strategy in History and Geography of Portugal classes enhance the development of historical-geographical and citizenship competences. Three main objectives guided this investigation: (i) to characterize the collaborative work activities developed in the subject of History and Geography of Portugal; (ii) to analyse the historical-geographical competences developed by students in collaborative work contexts; and (iii) to examine the citizenship competences fostered through such collaborative practices. A mixed-methods approach was adopted, combining qualitative and quantitative methodologies to gain a comprehensive understanding of this educational phenomenon. Data collection involved multiple instruments, enabling the observation and recording of student development across different dimensions: content knowledge and skills in History and Geography of Portugal, as well as social competences. Data analysis combined content analysis techniques with simple descriptive statistics, providing a rigorous and comprehensive interpretation of the impact of collaborative work on the development of both historical-geographical and citizenship competences. The findings suggest that collaborative work is an effective strategy for promoting specific competences in History and Geography of Portugal, as well as values and attitudes associated with citizenship, such as respect and autonomy. This process contributed to the promotion of essential learning for the formation of more aware and responsible students. | eng |
| dc.identifier.citation | Couquinha, L. R. M. (2025). O recurso a estratégias de trabalho colaborativo em História e Geografia de Portugal e o desenvolvimento de competências Histórico-Geográficas e de cidadania [Dissertação de mestrado, Escola Superior de Educação de Lisboa, Instituto Politécnico de Lisboa]. Repositório Institucional do Politécnico de Lisboa http://hdl.handle.net/10400.21/22218 | |
| dc.identifier.tid | 203981596 | |
| dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.21/22218 | |
| dc.language.iso | por | |
| dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/ | |
| dc.subject | Competências de cidadania | |
| dc.subject | Respeito | |
| dc.subject | Autonomia | |
| dc.subject | Competências histórico-geográficas | |
| dc.subject | História e geografia de Portugal | |
| dc.subject | Colaboração | |
| dc.subject | Citizenship competencies | |
| dc.subject | Respect | |
| dc.subject | Autonomy | |
| dc.subject | Historical-geographical Competencies | |
| dc.subject | History and geography of Portugal | |
| dc.subject | Collaboration | |
| dc.title | O recurso a estratégias de trabalho colaborativo em História e Geografia de Portugal e o desenvolvimento de competências Histórico-Geográficas e de cidadania | |
| dc.type | master thesis | |
| dspace.entity.type | Publication | |
| thesis.degree.name | mestre em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Português e História e Geografia de Portugal no 2.º Ciclo do Ensino Básico |
