dc.contributor.author | Mendes, João Maria | |
dc.date.accessioned | 2012-12-14T18:25:20Z | |
dc.date.available | 2012-12-14T18:25:20Z | |
dc.date.issued | 2012-06 | |
dc.description.abstract | “Que coisa é o filme” tenta determinar que realidade é fabricada e dada a ver pelo cinema, sabendo-se que a indexicalidade (ou indicialidade) das imagens foto-cinematográficas foi o pilar conceptual do realismo ontológico de André Bazin e de toda uma geração de autores por ele influenciada. O texto apoia-se na semiologia pragmática de Charles Sanders Pierce para propor que as imagens foto-cinematográficas podem indistintamente funcionar como símbolos, ícones ou índices, e analisa casos de maior intimidade entre o cinema e a pintura, abrindo-se a uma perspectiva caraterística dos estudos interartes. | por |
dc.identifier.isbn | 978-972-9370-13-7 | |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.21/1989 | |
dc.language.iso | por | por |
dc.peerreviewed | no | por |
dc.publisher | Escola Superior de Teatro e Cinema; CIAC | por |
dc.subject | Cinema | por |
dc.subject | Indicialidade | por |
dc.subject | Picturalismo | por |
dc.title | Que coisa é o filme | por |
dc.type | book | |
dspace.entity.type | Publication | |
person.familyName | Mendes | |
person.givenName | João Maria | |
person.identifier.orcid | 0000-0002-2034-3698 | |
rcaap.rights | openAccess | por |
rcaap.type | book | por |
relation.isAuthorOfPublication | 96ed1663-eea2-4696-a2ea-8607b950cb02 | |
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscovery | 96ed1663-eea2-4696-a2ea-8607b950cb02 |