Publication
A passagem de “o espectador”: o caminho de transformação do monólogo teatral ao argumento cinematográfico
dc.contributor.advisor | Ribeiro, Maria de Fátima Conceição | |
dc.contributor.author | Silva, Daniel Freitas da | |
dc.date.accessioned | 2021-09-16T14:28:59Z | |
dc.date.available | 2021-09-16T14:28:59Z | |
dc.date.issued | 2021-07-22 | |
dc.description | Trabalho de Projeto submetido à Escola Superior de Teatro e Cinema para cumprimento dos requisitos necessários à obtenção do grau de Mestre em Desenvolvimento de Projeto Cinematográfico - especialização em Narrativas Cinematográficas | pt_PT |
dc.description.abstract | O presente projeto propõe um estudo teórico (1.ª parte) e prático (2.ª parte – vide anexo I e II) sobre o processo de adaptação do monólogo teatral “O espectador” de Daniel Freitas, para um argumento cinematográfico. Neste texto dramático, um dos temas principais é a relação do público com o teatro, a partir do olhar de um espectador que decide tomar um espetáculo para si. Convocam-se então, conceitos que identificam a relação entre o cinema e o teatro, bem como, alguns elementos utilizados na interação com os seus espectadores. Do mesmo modo, este estudo propõe-se a compreender a adaptação entre estas diferentes linguagens, além de analisar o próprio processo de transposição desta peça. Mesmo sem alterar o tema central, conclui-se que o caminho entre a obra original e o resultado da adaptação, reveste-se de uma grande transformação, tanto para a estrutura do texto, como da própria personagem principal, decorrente do respeito pela verossimilhança e ligação com os espectadores. | pt_PT |
dc.description.abstract | ABSTRACT - The present project proposes a theoretical (1st part) and practical (2nd part – see annex I and II) study on the adaptation process of the theatrical monologue “The spectador” by Daniel Freitas, to a cinematic argument. In this dramatic text, one of the main themes is the audience's relationship with the theater, from the perspective of a spectator who decides to take over a show. Concepts are then called upon, that identify the relationship between cinema and theater, as well as some elements used in the interaction with the viewers. Furthermore, this study aims to understand the adaptation process between these two different languages (cinema and theater), in addition to analyzing the transposition process of this piece. Even without altering the central theme, we concluded that the path between the original work and the final result of the adaptation, underwent a major transformation, both on the structure of the text and on the main character itself, due to the respect for the verisimilitude and the connection with the audience. | pt_PT |
dc.description.version | N/A | pt_PT |
dc.identifier.tid | 202765288 | |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.21/13729 | |
dc.language.iso | por | pt_PT |
dc.peerreviewed | yes | pt_PT |
dc.publisher | Instituto Politécnico de Lisboa - Escola Superior de Teatro e Cinema | pt_PT |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | |
dc.subject | Adaptação | pt_PT |
dc.subject | Teatro | pt_PT |
dc.subject | Cinema | pt_PT |
dc.subject | Espectador | pt_PT |
dc.subject | Escrita | pt_PT |
dc.subject | Adaptation | pt_PT |
dc.subject | Theatre | pt_PT |
dc.subject | Cinema | pt_PT |
dc.subject | Spectador | pt_PT |
dc.subject | Writing | pt_PT |
dc.title | A passagem de “o espectador”: o caminho de transformação do monólogo teatral ao argumento cinematográfico | pt_PT |
dc.type | master thesis | |
dspace.entity.type | Publication | |
oaire.citation.conferencePlace | Amadora | pt_PT |
oaire.citation.title | A passagem de “o espectador”: o caminho de transformação do monólogo teatral ao argumento cinematográfico | pt_PT |
rcaap.rights | openAccess | pt_PT |
rcaap.type | masterThesis | pt_PT |