Repository logo
 
Publication

Atitudes dos alunos para com a matemática: um estudo no 2.º ciclo do ensino básico

dc.contributor.authorMonteiro, Sara
dc.contributor.authorRodrigues, Margarida
dc.date.accessioned2020-06-15T15:07:31Z
dc.date.available2020-06-15T15:07:31Z
dc.date.issued2019
dc.description.abstractA presente comunicação irá incidir sobre um estudo realizado ao longo do ano letivo de 2017/2018, no âmbito da “Prática de Ensino Supervisionada II” do Mestrado em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Matemática e Ciências Naturais no 2.º Ciclo do Ensino Básico. Este estudo teve como objetivo conhecer as atitudes dos alunos de 2.º Ciclo para com a Matemática antes e após o período de intervenção, de modo a compará-las e a compreender que aspetos da prática interventiva podem ter influenciado eventuais mudanças de atitude. Para tal, optou-se por uma metodologia quantitativa e, como método de recolha de dados, foram aplicados questionários, com itens fechados e abertos, antes e após o período de intervenção. Embora não se tenha verificado uma diferença significativa na atitude dos alunos para com a disciplina, em termos gerais o grupo evoluiu no que diz respeito a este domínio. Os resultados, para além de mostrarem que os alunos se sentem mais apoiados quando estão mais professoras presentes na sala de aula, também evidenciam que o tipo de atividades que foram desenvolvidas durante o período de intervenção – atividades exploratórias com recurso a materiais manipuláveis – também constituem uma motivação extra para que os discentes se envolvam no trabalho matemático em sala de aula.pt_PT
dc.description.versioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpt_PT
dc.identifier.citationMonteiro, S., Rodrigues, M. (2019) Atitudes dos alunos para com a matemática: um estudo no 2.º ciclo do ensino básico in Pires, C., Lino, L., Pereira, S., Leite, T. Atas do IV Encontro de Mestrados em Educação e Ensino da Escola Superior de Educação de Lisboa. (148-160) Lisboa: CIED - Centro Interdisciplinar de Estudos Educacionais da Escola Superior de Educação de Lisboapt_PT
dc.identifier.isbn978-989-8912-10-7
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.21/11851
dc.language.isoporpt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
dc.publisherCIED - Centro Interdisciplinar de Estudos Educacionais da Escola Superior de Educação de Lisboapt_PT
dc.relation.publisherversionhttps://www.eselx.ipl.pt/sites/default/files/media/2019/livro_atas_4eme_vf_0.pdfpt_PT
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/pt_PT
dc.subjectAtitude para com a matemáticapt_PT
dc.subjectDisposição emocionalpt_PT
dc.subjectPerceção de competênciapt_PT
dc.subjectVisão da matemáticapt_PT
dc.subjectAtividades exploratóriaspt_PT
dc.titleAtitudes dos alunos para com a matemática: um estudo no 2.º ciclo do ensino básicopt_PT
dc.typejournal article
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.conferencePlaceLisboapt_PT
oaire.citation.endPage160pt_PT
oaire.citation.startPage148pt_PT
oaire.citation.titleAtas do IV Encontro de Mestrados em Educação e Ensino da Escola Superior de Educação de Lisboapt_PT
person.familyNameRodrigues
person.givenNameMargarida
person.identifier1782812
person.identifier.ciencia-id1B1C-88B5-75C4
person.identifier.orcid0000-0003-4658-6281
person.identifier.scopus-author-id57202834296
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typearticlept_PT
relation.isAuthorOfPublication0c89e4a7-44b2-4315-a6ad-449015581c06
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscovery0c89e4a7-44b2-4315-a6ad-449015581c06

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
Atitudes dos alunos paracom a matemáticalivro_atas_4eme.pdf
Size:
123.77 KB
Format:
Adobe Portable Document Format

Collections