Repository logo
 
Publication

O papel do/a educador/a na resolução de conflitos interpessoais na educação de infância

dc.contributor.advisorLino, Dalilapt_PT
dc.contributor.authorSousa, Mafalda Sofia Pacheco de
dc.date.accessioned2019-02-13T15:06:15Z
dc.date.available2019-02-13T15:06:15Z
dc.date.issued2018-07-19
dc.descriptionRelatório de Prática Profissional Supervisionada apresentado à Escola Superior de Educação de Lisboa para obtenção de grau de Mestre em Educação Pré-Escolarpt_PT
dc.description.abstractO presente relatório decorre da Prática Profissional Supervisionada II do Mestrado em Educação Pré-escolar, desenvolvida no contexto de Jardim-de-infância (JI). Tem como principal objetivo apresentar uma análise reflexiva e crítica da intervenção enquanto educadora-estagiária, passada entre setembro de 2017 e fevereiro de 2018, com um grupo de 24 crianças de 3 anos. Durante o estágio surgiu uma problemática significativa, que será apresentada e analisada neste relatório – O papel do/a educador/a na resolução de conflitos interpessoais na educação de infância. Assim, através de uma observação cuidada e atents das características das crianças e da análise dos vários registos realizados diariamente por mim, constatou-se que as crianças deste grupo se envolviam constantemente em conflitos. A investigação realizada insere-se numa perspetiva de metodologia investigação-ação (Máximo-Esteves, 2007), e tem como objetivos a identificação dos comportamentos que antecedem estes conflitos, compreender a razão dos mesmos e a introdução de estratégias que auxiliem a criança na regulação do seu comportamento e na resolução dos conflitos interpessoais, potenciando sempre o relacionamento entre pares. O registo fotográfico e a observação direta foram as estratégias privilegiadas de recolha de dados. A investigação realizada permitiu concluir que este é um domínio que sugere uma intervenção a longo prazo, havendo assim a necessidade de incidir de forma mais aprofundada neste tema, de modo a que as crianças progridam na tomada de consciência dos sentimentos e necessidades dos outros. No entanto, no final da intervenção verificou-se alguma redução na frequência dos conflitos e uma maior compreensão das crianças sobre os seus sentimentos e as regras a cumprir.pt_PT
dc.description.abstractThe present report results of the discipline of Supervised Professional Practice II, inserted in the master’s Degree in Preschool Education, developed in a kindergarten context. Its principal goal is to present a reflexive and critical analysis as an educator-trainee, develop between September 2017 and February 2018, with a group of 24 three-year-old children. During the internship a significative problematic occurred, which will be presented and analyzed in this report – The role of the educator in the resolution of interpersonal conflicts in childhood education. Through a careful and thorough observation of the children characteristics and the analysis of the registers made daily by myself, it was found that the children of this group were constantly involved in conflicts. The research is inserted in an action-research paradigm and its objectives are the identification of the behaviors that come before the conflicts, to understand the reason of them, and the introduction of strategies that help the child in the behavior regulation and resolution of the interpersonal conflict, maximizing the relationship between peers. The photographic records and the direct observation were the privileged strategies for data collecting. The research allowed to conclude that this is a domain that suggests long term intervention, having the need to focus on a more profound in this subject, in a way that the children progress on the awareness of feelings and needs of others. However, in the end of the intervention it was verified some reduction in the frequency of the conflicts and a better understanding of the children about their feelings and the rules to follow.pt_PT
dc.description.versionN/Apt_PT
dc.identifier.citationSousa, M. S. P. (2018). O papel do/a educador/a na resolução de conflitos interpessoais na educação de infância (Dissertação de mestrado não publicada). Instituto Politécnico de Lisboa, Escola Superior de Educação, Lisboa Disponível em: http://hdl.handle.net/10400.21/9495pt_PT
dc.identifier.tid202030474
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.21/9495
dc.language.isoporpt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/pt_PT
dc.subjectPrática profissional supervisionadapt_PT
dc.subjectConflitospt_PT
dc.subjectResolução de conflitospt_PT
dc.subjectRelações interpessoaispt_PT
dc.subjectSupervised professional practicept_PT
dc.subjectConflictspt_PT
dc.subjectConflict resolutionpt_PT
dc.subjectInterpersonal relationshipspt_PT
dc.titleO papel do/a educador/a na resolução de conflitos interpessoais na educação de infânciapt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameEducação Pré-Escolar

Files

Original bundle
Now showing 1 - 2 of 2
No Thumbnail Available
Name:
RelatórioPPS_MóduloII_MafaldaSousa_2016478.pdf
Size:
753.38 KB
Format:
Adobe Portable Document Format
No Thumbnail Available
Name:
AnexosPPS_MóduloII_MafaldaSousa_2016478.pdf
Size:
2.36 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.71 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: