Publication
Emocionarte: a educação artística como meio de reconhecer as emoções no pré-escolar
dc.contributor.advisor | Simões, Ana | pt_PT |
dc.contributor.author | Freire, Mariana Vilhena Loução Vicente | |
dc.date.accessioned | 2022-03-28T08:35:46Z | |
dc.date.available | 2022-03-28T08:35:46Z | |
dc.date.issued | 2021-07-19 | |
dc.description | Relatório de Prática Profissional Supervisionada apresentado à Escola Superior de Educação de Lisboa para obtenção de grau de mestre em Educação Pré-Escolar | pt_PT |
dc.description.abstract | O presente trabalho de investigação intitula-se EmocionArte: A educação artística como meio de reconhecer as emoções. Tem como principal objetivo refletir, de forma crítica e reflexiva, sobre o processo de intervenção desenvolvido durante dezoito semanas de prática, realizada numa sala de Jardim de Infância com 26 crianças na faixa etária dos 3 anos. Além de reunir evidências da prática pedagógica, este relatório apresenta ainda uma investigação delineada no decorrer da minha intervenção, e uma reflexão sobre o processo de construção da profissionalidade enquanto educadora de infância. No que diz respeito à investigação, pretende-se analisar a pertinência da área curricular da educação artística como veículo de desenvolvimento emocional em crianças de idade pré-escolar. Recorreu-se a uma investigação de natureza quantitativa, através do método estudo de caso, com o recurso às seguintes técnicas de recolha de informação: observação direta, a aplicação de um teste de reconhecimento das emoções (Affect Knowledge Test: Denham, 1986) às crianças do grupo, através de uma entrevista estruturada, e análise documental. Os resultados apontam para as seguintes conclusões: i) A educação artística é valorizada como meio de reconhecimento das emoções; ii) As crianças têm mais facilidade em reconhecer emoções do que a expressá-las; iii) A alegria é a emoção que as crianças identificam com maior facilidade, associada a expressões faciais e situações estereotipadas. | pt_PT |
dc.description.abstract | ABSTRACT This report, entitled EmocionArte: The artistic education as a veicle to recognizing emotions, was developed within the scope of the Supervised Professional Practice, module II. Its main purpose is to reflect, in a critical and reflexive way, about the intervention process developed during the eighteen weeks of practice, which took place in a private institution, with a group of 26 children, aged 3. In addition to gathering evidence of pedagogical practice, this report also presents an investigation outlined during my intervention, and a reflection on the process of building professionalism as a kindergarten teacher. It is intended, through this investigation, to verify the relevance of artistic education as a vehicle for emotional development in preschool children. A quantitative investigation was used, through the case study method, using the following techniques: direct observation, the application of a test (Affect Knowledge Test: Denham, 1986) to the children of the group, through a structured interview, and documentary analysis. The results point to the following: i) Artistic education is valued as a mean to recognizing emotions; ii) Children find it easier to recognize than express emotions; iii) Joy is the emotion that children identify more easily, associated with facial expressions and stereotyped situations. | pt_PT |
dc.description.version | N/A | pt_PT |
dc.identifier.citation | Freire, M. V. L. (2021). Emocionarte: a educação artística como meio de reconhecer as emoções no pré-escolar (Dissertação de mestrado não publicada). Instituto Politécnico de Lisboa, Escola Superior de Educação, Lisboa Disponível em: http://hdl.handle.net/10400.21/14519 | pt_PT |
dc.identifier.tid | 202935680 | |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.21/14519 | |
dc.language.iso | por | pt_PT |
dc.peerreviewed | yes | pt_PT |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/ | pt_PT |
dc.subject | Crianças | pt_PT |
dc.subject | Emoções | pt_PT |
dc.subject | Educação Artística | pt_PT |
dc.subject | Desenvolvimento emocional | pt_PT |
dc.subject | Children | pt_PT |
dc.subject | Emotions | pt_PT |
dc.subject | Artistic education | pt_PT |
dc.subject | Emotional development | pt_PT |
dc.title | Emocionarte: a educação artística como meio de reconhecer as emoções no pré-escolar | pt_PT |
dc.type | master thesis | |
dspace.entity.type | Publication | |
rcaap.rights | openAccess | pt_PT |
rcaap.type | masterThesis | pt_PT |
thesis.degree.name | Educação Pré-Escolar |
Files
Original bundle
1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
- Name:
- Mariana_Freire_ Relatorio_PPSII.pdf
- Size:
- 1.82 MB
- Format:
- Adobe Portable Document Format