Repository logo
 
Publication

O uso das tic no ensino da matemática: o geogebra como recurso à aprendizagem da geometria

dc.contributor.advisorRodrigues, Margaridapt_PT
dc.contributor.authorAndrade, Catarina Pinheiro
dc.date.accessioned2022-03-15T10:31:35Z
dc.date.available2022-03-15T10:31:35Z
dc.date.issued2021-07-12
dc.descriptionRelatório de Prática de Ensino Supervisionada apresentado à Escola Superior de Educação de Lisboa para obtenção de grau de mestre em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Matemática e Ciências Naturais no 2.º Ciclo do Ensino Básicopt_PT
dc.description.abstractO presente relatório foi desenvolvido no âmbito da Unidade Curricular de Prática de Ensino Supervisionada II, do Mestrado em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico (CEB) e de Matemática e Ciências Naturais no 2.º CEB. A investigação que se apresenta, subordinada ao tema “O uso das TIC no ensino da Matemática: O GeoGebra como recurso à aprendizagem da geometria”, foi realizada em ensino a distância e teve como objetivo compreender as potencialidades do GeoGebra no desenvolvimento dos processos de raciocínio e aprendizagem da geometria de alunos do 5.º Ano. Em conformidade, foram formuladas as seguintes questões: (i) Que processos de raciocínio utilizam os alunos na exploração de tarefas envolvendo propriedades geométricas e com recurso ao GeoGebra?; (ii) Quais as potencialidades do GeoGebra para a compreensão de propriedades geométricas?; (iii) Qual o contributo do GeoGebra para o desenvolvimento dos processos de raciocínio dos alunos? A metodologia utilizada foi de natureza qualitativa interpretativa, tendo como técnicas de recolha de dados a observação direta e participante e a análise documental (produções dos alunos) e como instrumentos o inquérito por questionário e as gravações áudio decorrentes das discussões em grande grupo. Os resultados do estudo demonstraram que o uso de um Ambiente de Geometria Dinâmica promove o desenvolvimento e aquisição de conteúdos ligados à geometria, pelo que o GeoGebra apresenta diversas potencialidades promotoras não só da compreensão de conceitos geométricos, como também do desenvolvimento dos processos de raciocínio utilizados pelos alunos.pt_PT
dc.description.abstractAbstract This report was developed within the scope of the Curricular Unit of Supervised Teaching Practice II, of the Master´s Degree in Teaching of the 1st Cycle of the Basic Education (CBE) and of Mathematics and Natural Sciences in the 2nd CBE. The investigation that is presented, under the theme “The use of ICT in the teaching of Mathematics: GeoGebra as resource for learning geometry”, was carried out in distance learning and aimed to understand the potential of GeoGebra in the development of reasoning and learning processes of geometry in students of the 5th level. Accordingly, the following questions were formulated: (i) What reasoning processes do students use in the exploration of tasks involving geometric properties and using GeoGebra?; (ii) What are GeoGebra´s potential for understanding geometric properties?; (iii) What is the contribution of GeoGebra to the development of students´ reasoning processes? The methodology was of an interpretative qualitative nature, having as data collection techniques of direct and participant observation and document analysis (students´ productions), and as instruments the questionaire survey and audio recordings from large discussions. The results of the study showed that the use of a Dynamic Geometry Environment promotes the development and acquisition of content related to geomatry, so GeoGebra has several potentials that promote not only the understanding of geometric concepts, but also the development of the reasoning processes used by students.pt_PT
dc.description.versionN/Apt_PT
dc.identifier.citationAndrade, C. P. (2021). O uso das tic no ensino da matemática: o geogebra como recurso à aprendizagem da geometria (Dissertação de mestrado não publicada). Instituto Politécnico de Lisboa, Escola Superior de Educação, Lisboa Disponível em: http://hdl.handle.net/10400.21/14465pt_PT
dc.identifier.tid202938182
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.21/14465
dc.language.isoporpt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
dc.relationMathematical Reasoning and Teacher Education
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/pt_PT
dc.subjectAmbiente de Geometria Dinâmicapt_PT
dc.subjectGeogebrapt_PT
dc.subjectMatemáticapt_PT
dc.subjectGeometriapt_PT
dc.subjectRaciocíniopt_PT
dc.subjectDynamic geometry environmentpt_PT
dc.subjectMathematicspt_PT
dc.subjectGeometrypt_PT
dc.subjectReasoningpt_PT
dc.subjectPTDC/CED-EDG/28022/2017pt_PT
dc.titleO uso das tic no ensino da matemática: o geogebra como recurso à aprendizagem da geometriapt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
oaire.awardTitleMathematical Reasoning and Teacher Education
oaire.awardURIinfo:eu-repo/grantAgreement/FCT/3599-PPCDT/PTDC%2FCED-EDG%2F28022%2F2017/PT
oaire.fundingStream3599-PPCDT
project.funder.identifierhttp://doi.org/10.13039/501100001871
project.funder.nameFundação para a Ciência e a Tecnologia
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
relation.isProjectOfPublication14febdf9-7f0c-44ea-9e35-ad58a0b427e1
relation.isProjectOfPublication.latestForDiscovery14febdf9-7f0c-44ea-9e35-ad58a0b427e1
thesis.degree.nameEnsino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Matemática e Ciências Naturais no 2.º Ciclo do Ensino Básico

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
Relatório de Investigação_Versão Final_O uso das TIC no ensino da Matemática_Catarina Andrade.pdf
Size:
2.78 MB
Format:
Adobe Portable Document Format