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O impacto da comunicação de sustentabilidade na perceção do valor de marca e da reputação organizacional: o caso da EDP

dc.contributor.advisorMiranda, Sandra Marisa Lopespt_PT
dc.contributor.authorGarcia, Helena Isabel Arsénio
dc.date.accessioned2019-02-20T12:45:17Z
dc.date.available2019-02-20T12:45:17Z
dc.date.issued2018-12-13
dc.descriptionDissertação de mestrado apresentada à Escola Superior de Comunicação Social como parte dos requisitos para obtenção de grau de mestre em Publicidade e Marketing.pt_PT
dc.description.abstractTendo em conta a crescente preocupação ecológica pela sociedade, o tema da sustentabilidade é cada vez mais pertinente na gestão dos negócios. Os stakeholders têm interesse em aceder a informações que lhes permita ter uma visão global do comportamento das empresas, para além da componente financeira e incluindo as suas ações de responsabilidade social corporativa e sustentabilidade. A comunicação destas ações pela empresa surge como forma de gerir estas preocupações de transparência, criar a confiança dos consumidores na empresa e potenciar as suas vantagens competitivas, nomeadamente, ao nível do valor de marca e da reputação organizacional. Assim sendo, esta dissertação pretende responder à pergunta “qual o impacto da comunicação de sustentabilidade na perceção do valor de marca e na reputação organizacional?”, recorrendo ao caso particular da EDP. Para isso, recorreu-se a uma metodologia quantitativa, tendo sido aplicado um inquérito aos consumidores da EDP, completada por uma entrevista a um colaborador da EDP, em representação da Direção de Comunicação e Sustentabilidade. Os resultados mostraram que os consumidores têm uma perceção positiva do conceito de responsabilidade social corporativa e que gostariam que a EDP investisse mais na comunicação das suas iniciativas de responsabilidade social corporativa e sustentabilidade. Além disso, a comunicação de sustentabilidade tem, efetivamente, um impacto positivo no valor de marca e na reputação das organizações.pt_PT
dc.description.abstractABSTRACT: Given the growing ecological concern of the society, sustainability has been a very pressing issue in business management. Stakeholders are increasingly interested in accessing information that allows them to have a global view of the company's behaviour beyond its financial performance, including initiatives of corporate social responsibility and sustainability. Communicating these initiatives emerges as a way of managing transparency concerns, creating consumer confidence in the company and enhancing its competitive advantages such as brand equity and reputation. This dissertation intends to answer the question “what is the impact on the consumer of sustainability communication in terms of brand equity and reputation perception?” by using the case study of EDP. For that, the quantitative method was used, and an questionnaire survey was applied to EDP consumers, complemented by an interview with an EDP employee, representing the Communications and Sustainability Department. The results showed that the consumers have a positive perception of the concept of corporate social responsibility and that they would like EDP to invest more in the communication of their corporate social responsibility and sustainability initiatives. Furthermore, the sustainability communication has a positive impact on the brand equity and reputation of organizations as well.en
dc.description.versionN/Apt_PT
dc.identifier.citationGarcia, H.I.A. (2018). O impacto da comunicação de sustentabilidade na perceção do valor de marca e da reputação organizacional: o caso da EDP. Dissertação de mestrado. IPL, Escola Superior de Comunicação Social, Lisboa, Portugal.pt_PT
dc.identifier.tid202127540pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.21/9545
dc.language.isoporpt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
dc.publisherInstituto Politécnico de Lisboa, Escola Superior de Comunicação Socialpt_PT
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/pt_PT
dc.subjectComunicaçãopt_PT
dc.subjectResponsabilidade social corporativapt_PT
dc.subjectValor da marcapt_PT
dc.subjectReputação organizacionalpt_PT
dc.subjectSustentabilidadept_PT
dc.subjectEDP - Energias de Portugalpt_PT
dc.subjectCommunicationen
dc.subjectCorporate Social Responsibility (CSR)en
dc.subjectBrand equityen
dc.subjectCorporate reputationen
dc.subjectSustainabilityen
dc.titleO impacto da comunicação de sustentabilidade na perceção do valor de marca e da reputação organizacional: o caso da EDPpt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.conferencePlaceEscola Superior de Comunicação Social, Lisboapt_PT
oaire.citation.titleO impacto da comunicação de sustentabilidade na perceção do valor de marca e da reputação organizacional: o caso da EDPpt_PT
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT

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