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Determinação de Armaduras Transversais em Almas de Vigas-caixão

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Abstract(s)

Este estudo tem como principal objetivo analisar a interação dos esforços de corte com a flexão transversal na determinação de armaduras transversais em almas de viga-caixão. O tabuleiro em caixão é muito comum entre as pontes de betão armado, o seu uso destaca-se sobretudo para vãos acima dos 60 metros devido à sua rigidez, e em traçados com curvatura acentuada em planta, devido à sua alta resistência a torção. Devido à tendência de se construir pontes cada vez mais largas, estas vigas-caixão estão sujeitas a uma considerável flexão transversal nos seus elementos, principalmente nas almas. Assim sendo, torna-se extremamente relevante levar em consideração a interação desta com os esforços de corte. Contudo, são frequentes por parte dos projetistas erros na determinação de armaduras transversais em almas de vigas em caixão, em grande medida pela incorreta contabilização da interação entre a flexão transversal e o esforço de corte. O presente Trabalho Final de Mestrado analisa o método proposto por Menn, em 1990, e analisa também o método de Sandwich, presente nas normas europeias, nomeadamente no Eurocódigo 2, ambos para o dimensionamento de armaduras transversais em almas de vigas-caixão, considerando o efeito combinado da flexão transversal e do esforço transverso. Neste documento aplica-se ainda os dois modelos abordados a um caso de estudo real, com características geométricas, materiais constituintes e esforços atuantes obtidos da ponte de Alfeizerão. Finalmente, faz-se uma análise comparativa quantitativa dos resultados obtidos, salientando aspetos determinantes na utilização de cada um dos dois métodos.
This study’s principal basis is to analyse the interaction between shear force and transverse bending to design transverse reinforcement in box-girder’s webs. The box girder deck is very common in reinforced concrete bridges, it is mostly used for spans above 60 meters, due to its stiffness, and on curved bridges because it has high torsion resistance. The necessity to build wider bridges, subjects box girder decks elements to considerable transverse bending, mainly on webs, therefore it becomes extremely relevant to take into consideration the interaction in between the transverse bending and the shear force. However, inappropriate design of transverse reinforcement in the box girder web it is often made by designers. Substantially due to the use of incorrect combinations in between the transverse bending and shear force. This dissertation aims to analyse the proposed method by Menn in 1990, as well as the Sandwich model, present in the European Standards, namely “Eurocode 2”, both for reinforcement design in box girder’s webs, considering the combined effect of the transverse bending and shear. In this paper, the two methods mentioned above will be applied to study case, with geometric characteristics, material and active forces obtained from Alfeizerão bridge. Then the obtained results will be subjected to comparative quantitative analysis, emphasizing each method.

Description

Dissertação de natureza científica para obtenção do grau de Mestre em Engenharia Civil na Área de Especialização de Estruturas

Keywords

Pontes, Viga-caixão Alma Método de Menn Método de sandwich Bridges Box-girder Webs Menn Model

Citation

Moniz, Calismar Vera Cruz Determinação de Armaduras Transversais em Almas de Vigas-caixão. Lisboa: Instituto Superior de Engenharia de Lisboa, 2018. Dissertação de Mestrado.

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